Durante a Reunião Ordinária, foi comunicada mudança na composição da CPI da Cemig

Pressão de mineradoras em Carrancas motiva pronunciamento

Parlamentar denuncia a suspensão do Codema local e a tentativa de se mudar o plano diretor para favorecer atividade.

06/07/2021 - 16:26

Denúncias de pressão de mineradoras em Carrancas (Sul) foram trazidas pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede) à tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Ordinária nesta terça-feira (6/7/21). Ela citou reportagem e também conversas com lideranças locais que apontam risco de danos ao meio ambiente do município considerado um paraíso ecológico do Estado. “Estou indignada e perplexa”, adiantou.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Segundo Ana Paula Siqueira, no último dia 18 de junho, a Prefeitura de Carrancas suspendeu as atividades do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), alegando irregularidades na escolha de membros da sociedade civil para compor o órgão. Isso se deu, informou a deputada, logo após o Codema se posicionar contrariamente a empreendimento minerário em desacordo com a legislação ambiental.

Ainda de acordo com a parlamentar, tramita na Câmara de Carrancas projeto do prefeito Hely Andrade Alves que altera o Plano Diretor do município, desregulamentando seu artigo 58, que garante proteção aos recursos hídricos e às serras da cidade, com vistas a facilitar a implantação de projetos de mineração. “Minas está em alerta de estiagem. Carrancas é importante para a Bacia do Rio Grande”, destacou Ana Paula Siqueira, que cobrou fiscalização dos fatos.

Ana Paula Siqueira também manifestou apoio ao vereador José Júlio Rodrigues, o Júlio do Combem, de Itabira (Central), que sofreu discriminação racial nas redes sociais após votar contrariamente a uma moção de aplauso à Vale no Legislativo local.

CPI Cemig – Ainda durante a Reunião Ordinária, foi comunicada a troca da deputada Leninha pelo deputado Betão, ambos do PT, na vaga de suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig.