Hospital regional de Divinópolis aliviará a demanda no Hospital São João de Deus, hoje o principal da região - Arquivo ALMG

Comissão de Saúde cobra recurso para hospital em Divinópolis

Deputados, autoridades municipais e estaduais discutirão investimento de R$ 3,6 milhões para novos leitos de Covid-19.

31/05/2021 - 16:13

Nesta terça-feira (1º/6/21), a partir das 9 horas, a Comissão de Saúde se reúne para debater e cobrar o repasse de recursos financeiros do Estado para o município de Divinópolis (Centro-Oeste), para a execução de obras no Hospital Regional. A reunião acontecerá no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O autor do requerimento para a realização da audiência pública é o presidente da Comissão de Saúde, deputado João Vítor Xavier (Cidadania). Na solicitação, o deputado ressalta que as obras no Hospital Regional são urgentes, uma vez que se destinam à implantação de um hospital de campanha e abertura de leitos para pacientes com Covid-19, tendo em vista a possibilidade de uma terceira onda da pandemia em Minas Gerais.

João Vítor Xavier lembra que a possibilidade de uma terceira onda da pandemia já foi admitida pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em recente entrevista à imprensa. Ele relata que, diante disso, líderes políticos e empresariais de Divinópolis têm se mobilizado para garantir, o mais rapidamente possível, recursos para a estruturação hospitalar. A cidade é sede de uma das 28 superintendências regionais de saúde.

Segundo informou o presidente da Comissão de Saúde, apesar de as negociações entre o Estado e o município já ocorrerem, ainda não há previsão de celebração de convênio para repasse de R$ 3,6 milhões que garantiriam a reforma do Hospital Regional, com a implantação do hospital de campanha e abertura de 60 leitos exclusivos para a Covid-19.

“Tendo em vista a iminência de uma nova onda de Covid-19, podendo ser mais transmissível e letal, é imprescindível a realização do debate para que o Estado preste os devidos esclarecimentos sobre a proposta”, argumenta o deputado, na justificativa para realização da audiência pública.

O secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, é uma das autoridades convidadas que já confirmou sua participação no debate. Também estão convidados, entre outros, os secretários de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e de Governo, Igor Mascarenhas Eto.