Papel da Emater para agricultores mineiros será discutido
Comissão de Agropecuária aprovou pedidos de audiência. Discussão sobre crédito a produtores também foi solicitada.
27/04/2021 - 16:30Quatro requerimentos para a realização de audiências públicas foram aprovados na tarde desta terça-feira (27/4/21) na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.
Dois desses requerimentos, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), tratam dos serviços prestados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). O primeiro solicita audiência pública para debater a importância da Emater para os 792 municípios do Estado onde ela atua, levando programas de assistência técnica e extensão rural fundamentais para o desenvolvimento econômico das famílias de agricultores.
O segundo também requer audiência, para debater os relevantes serviços da Emater na assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, objetivando aumento na renda e melhoria de qualidade de vida dos agricultores familiares.
Queijos - O terceiro requerimento, de autoria do deputado Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), trata de audiência para debater a suspensão, por parte do Governo de Minas, de emissão de novos talonários de crédito a produtores rurais.
E, por fim, o presidente da comissão, deputado Delegado Heli Grilo (PSL), requer debate sobre os problemas da cadeia produtiva de queijos artesanais, com ênfase na discussão da regulamentação de tipos de queijo, habilitação sanitária das queijarias e a comercialização interestadual.