Parlamentares fazem um minuto de silêncio em memória dos 250 mil mortos por Covid-19 no Brasil

Parlamentares defendem produção de vacina pela Funed

Segundo eles, o investimento na fundação poderia acelerar a imunização da população de Minas Gerais.

25/02/2021 - 19:30

A necessidade de agilizar a vacinação contra a Covid-19 - inclusive utilizando a estrutura da Fundação Ezequiel Dias (Funed) na fabricação de vacinas - foi um dos aspectos destacados nas falas de diversos parlamentares na Reunião Ordinária de Plenário desta quinta-feira (25/2/21), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Durante a reunião, foi observado um minuto de silêncio em memória dos 250 mil mortos pelo coronavírus no Brasil. A homenagem foi solicitada pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), o qual acrescentou que esse número revela o desprezo do governo federal por uma política adequada de combate ao problema.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

“É preciso urgentemente somar forças, esquecendo nossas linhas ideológicas, para focar naquilo que nos une: o enfrentamento à pandemia”, conclamou ele. Nesse sentido, o deputado propôs que a Funed ajude nessa luta e passe a fabricar uma vacina contra a Covid-19.

Também nessa linha, a deputada Leninha (PT) cobrou do governador Romeu Zema (Novo) que invista recursos na Funed para que a instituição fabrique a vacina e o Estado possa implantar um ousado programa de vacinação. “A Fundação Ezequiel Dias tem plenas condições de adequar sua planta para produzir vacinas em moldes próximos aos do Instituto Butantan”, afirmou.

Ela lembrou ainda que a ALMG economizou em 2020 R$ 80 milhões, devolvidos aos cofres do Estado, e que o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), destacou que os recursos podem ser utilizados no reforço à vacinação. 

“Só com a vacinação, tudo vai poder voltar ao normal, inclusive para voltarem as aulas. Esse dinheiro pode ajudar nisso”, avaliou o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania), em referência aos recursos devolvidos pela ALMG.

O deputado Raul Belém (PSC) chamou atenção para a situação caótica vivida por municípios da parte norte do Triângulo, com a lotação de leitos para tratamento da Covid-19 em Uberlândia, Araguari e outras cidades. Ele fez um apelo à população de Minas: “Não deixem que a situação chegue ao ponto em que chegou o Triângulo, e que não foi por falta de investimento”. Ele aconselhou que todos se conscientizem e cumpram os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

Enchentes - Em participação remota, diretamente de Santa Maria do Itabira (Região Central), o deputado Bernardo Mucida (PSB) reivindicou ao Governo do Estado que priorize, na vacinação contra a Covid-19, os desalojados pelas enchentes que afetaram aquele município.

“Os desabrigados estão todos num mesmo espaço, dividindo o mesmo banheiro e outros objetos, com risco de contaminação muito maior”, alertou o deputado. Ele também pediu apoio dos governos federal e estadual na liberação de verbas para a construção de estruturas danificadas com as chuvas, como pontes, casas e estradas.

Vídeo sobre viaturas da PM recebe críticas

Os deputados Sargento Rodrigues (PTB) e Coronel Sandro (PSL) questionaram vídeo feito pelo deputado Cleitinho Azevedo, que, em visita à Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar, denunciou a existência de mil viaturas paradas no local. Para os dois primeiros, o colega foi “infeliz” na exposição, por ter induzido seu público a crer que existiria algo errado ou ilegal, sendo que a PM estaria cumprindo trâmites burocráticos e legais para a liberação dos veículos.

"As viaturas serão entregues e o prazo é o mais curto que a PM pode entregar dentro das exigências legais. O colega acha que, se fosse diferente, eu ficaria parado sem cobrar, sabendo de tantos municípios que precisam dessas viaturas?”, questionou Sargento Rodrigues.

Em aparte, Cleitinho disse que, em nenhum momento do vídeo ofendeu a corporação e que foi uma questão de interpretação dos colegas. Lembrou que finalizou o vídeo com o comandante falando que vai fazer a entrega. Ele ressaltou que apenas cumpriu sua função fiscalizadora. Por fim, ressaltou que as fiscalizações e cobranças que divulga nas redes sociais são transformadas em requerimentos e outras proposições da ALMG.

Salário atrasado - Sargento Rodrigues e Coronel Sandro ainda fizeram o registro de uma reunião que tiveram com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, em que cobraram o pagamento imediato da última parcela do 13º salário dos servidores do Estado. O encontro, na semana passada, contou com representantes de sindicatos e associações.

Os dois parlamentares disseram esperar um retorno positivo do governo.

Coronel Sandro também ressaltou a importância de o Governo do Estado implementar medidas de redução da carga tributária, de forma gradativa e escalonada, seguindo o exemplo do governo federal.