Outras autoridades também participaram, remota ou presencialmente, da solenidade

Presidente da ALMG acompanha posse de dirigentes do TCE

Agostinho Patrus participou de solenidade virtual nesta quarta (17). Empossados conduzirão tribunal por dois anos.

17/02/2021 - 18:50

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, remotamente, da sessão solene de posse dos conselheiros eleitos para o comando do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2021-2022, realizada nesta quarta-feira (17/2/21).

Na solenidade, foram empossados o novo presidente, conselheiro José Alves Viana; além do vice-presidente e do corregedor do órgão, respectivamente conselheiros Gilberto Pinto Monteiro Diniz e Durval Ângelo Andrade. Também tomou posse, como o novo ouvidor do TCE, o conselheiro Wanderley de Ávila.

Durante a cerimônia, o então presidente, conselheiro Mauri Torres, fez seu último pronunciamento no cargo, no qual avaliou sua gestão como “coletiva e participativa”, com “distribuição de tarefas”. Concluiu agradecendo e desejando sucesso aos empossados.

O governador Romeu Zema elogiou a gestão que se encerrou, desejando êxito aos novos dirigentes e destacando a importância do TCE no trabalho para “reerguer Minas Gerais”.

O novo presidente e os demais empossados assinaram e leram o termo de compromisso, assumindo efetivamente os cargos.

Em seu primeiro discurso como presidente, José Alves Viana disse ter consciência do desafio que o cargo representa, “principalmente neste momento de preocupação decorrente da Covid-19”. Ressaltou que se empenhará pela superação da pandemia, que precisa de um “trabalho conjunto e efetivo das instituições, somando esforços em benefício da sociedade”. Enfatizou, ainda, que a prioridade de sua gestão será o aperfeiçoamento do TCE, atuando com legalidade, impessoalidade, moralidade e transparência em favor do coletivo.

A solenidade também contou com a participação, remota e presencial, de diversas autoridades, entre as quais o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Alexandre Victor de Carvalho.

O novo presidente do TCE - José Alves Viana é alagoano de nascimento, mas reside em Minas Gerais desde muito jovem. Formou-se em medicina na Faculdade de Montes Claros (Norte) em 1975. É também pós-graduado em Direito Público: Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade, pela PUC-MG.

Em 1982 foi eleito vereador em Curvelo (Região Central) e em 1988 tornou-se prefeito daquele município.

Eleito deputado estadual em 2004, permaneceu na ALMG até 2012, onde utilizava o nome parlamentar Doutor Viana. No Legislativo, ocupou as presidências das Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática; de Ética e Decoro Parlamentar; e de Política Agropecuária e Agroindustrial. Também presidiu as frentes parlamentares em Defesa do Idoso e da Silvicultura e de Apoio à Indústria Mineral e ao Comércio Varejista.

Foi empossado no Tribunal de Contas em 1º de agosto de 2012.

Os conselheiros Durval Ângelo e Wanderley Ávila também são ex-deputados da ALMG.