Deputado Bernardo Mucida assinou termo de posse em cerimônia no Salão Nobre
Bernardo Mucida assume vaga deixada por Marília Campos

Deputado Bernardo Mucida toma posse na Assembleia

Primeiro suplente da coligação PT/PR/PSB, ele assume a cadeira deixada por Marília Campos, atual Prefeita de Contagem.

01/02/2021 - 19:10

Advogado e cientista político, Bernardo Mucida (PSB) tomou posse nesta segunda-feira (1º/02/21) como deputado estadual, em solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Primeiro suplente da coligação PT/PR/PSB, ele ocupará a vaga aberta com a renúncia da ex-deputada Marília Campos (PT), eleita para a Prefeitura de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e cumprirá o mandato atual, que vai até 31 de janeiro de 2023.

Bernardo Mucida tem 40 anos e foi vereador em Itabira (2013-2016), na Região Central, por um mandato. Não tentou a reeleição para concorrer à prefeitura do município, terminando no segundo lugar em 2016, com 40% dos votos válidos. Nas eleições de 2018, recebeu 34.797 votos como candidato a deputado estadual.

Após assinar o termo de posse, o novo parlamentar destacou os principais compromissos de seu mandato e agradeceu a confiança nele depositada pelos mineiros. Ressaltou como missão praticar a política como instrumento da justiça social e apresentou como um desafio conciliar a atividade minerária com o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o deputado afirmou que é preciso afastar o medo e a ameaça das barragens, lição deixada pelas tragédias ocorridas em Mariana (Região Central) e Brumadinho (RMBH). Ele disse procurar uma parceria equilibrada com as mineradoras, para que os seus resultados econômicos possam criar oportunidades de negócios renováveis. “O minério é nosso, o ICMS também deve ser, assim como o potencial de agregação de valor da atividade”, salientou.

Bernardo Mucida também abordou a pandemia de Covid-19, “uma realidade triste e cruel”, ao cumprimentar os profissionais da área de saúde e se solidarizar com as famílias que perderam entes queridos.

Diálogo – Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), deu as boas-vindas ao novo colega, desejando-lhe um mandato guiado pela sabedoria e pelo sentimento de agente transformador da sociedade.

Agostinho Patrus lembrou a experiência de Bernardo Mucida como vereador, função também voltada para a fiscalização e o acompanhamento dos serviços públicos, e saudou a chegada de mais uma forma de pensar ao Parlamento mineiro, por acreditar que o debate ressoa a voz da Assembleia como instituição.

“Agora como um dos nossos pares, esteja certo de que encontrará nesta Casa um ambiente de cooperação entre todos os deputados, de convivência plural e integrada”, ratificou. Como exemplo desse trabalho conjunto e apartidário em prol do Estado, o presidente da ALMG citou a aprovação de pautas imprescindíveis durante a pandemia.

Um dos focos da Assembleia nos próximos meses, ainda de acordo com Agostinho Patrus, será a condução do Recomeça Minas, promovendo a retomada sustentável da economia no pós-pandemia.

O 1º-secretário da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), também participou presencialmente da cerimônia.