Imagem de locomotiva, que faz parte de acervo de museu em Itabira, integra a campanha Como Vejo Minha Cidade
Imagem do chamado corredor cultural, centro da cidade de Montes Claros

Campanhas nas redes mantêm engajamento de jovens

Ainda há tempo de participar de campanha sobre impactos do PJ Minas e de apreciar fotos produzidas por estudantes.

29/12/2020 - 16:24

O projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a parceria das Câmaras municipais mineiras, direcionado à formação política e cidadã de estudantes do ensino médio no Estado, se prepara para iniciar sua 18º edição em 2021. As mídias sociais têm sido uma importante ferramenta para manter os jovens conectados e aumentar a interação entre as diversas cidades participantes. 

Está no ar a campanha Qual o impacto do PJ em sua cidade?, cujo objetivo é divulgar informações sobre os desdobramentos do programa nas cidades participantes, ao longo dos seus 17 anos de existência. Coordenadores, monitores e estudantes podem enviar seus relatos para o email pjminas@almg.gov.br, informando a edição e o resultado gerado. Também podem ser enviadas mensagens pelas redes sociais.

Avanços - Além dos ganhos em termos de educação para a cidadania, nos últimos anos, foram vários os avanços já conhecidos, decorrentes das discussões realizadas no âmbito do projeto. Na cidade de Ouro Fino (Sul de Minas), a Câmara municipal instalou a Comissão Permanente da Juventude; em Arcos (Centro-Oeste) foi criado um Núcleo de Apoio e Combate à Violência contra a Mulher.

Entre as cidades que compõem o Polo Médio Espinhaço, foi instituído o Grupo Regional de Interação e Comunicação; em Bocaiúva (Norte) um grupo de voluntariado jovem se formou, a partir das experiências dos participantes do projeto.

Em Divinópolis (Centro-Oeste), a Câmara Municipal aprovou um projeto cuja proposta foi levantada no PJ Minas de 2018 e criou o Março Lilás, com ações para prevenir e combater a violência contra a mulher. Na cidade de Matias Barbosa (Zona da Mata), a mesma proposta deu origem à campanha Agosto Lilás, também para destacar a prevenção a esse tipo de violência. Só para citar alguns poucos exemplos. 

Campanha por fotos produz belas imagens do Estado

Uma das ações de comunicação realizadas ao longo de 2020, nas redes do PJ Minas, foi a campanha #ComoVejoMinhaCidade #Minas300Anos. No ar entre os dias 18/11 e 1º/12, a campanha destacou o tricentenário do Estado, estimulando os estudantes a enviarem imagens representativas da história e da vida cotidiana de seus municípios.

A campanha Como Vejo Minha Cidade é realizada desde 2014, entre os participantes do PJ Minas. A sugestão de manter a campanha em 2020 partiu dos próprios coordenadores do projeto no interior do Estado. A postagem das fotos ocorreu no dia 2 de dezembro, data que marca os 300 anos de Minas Gerais.

O estudante Gabriel dos Santos da Cruz enviou uma foto do Pontilhão de Ferro que atravessa o Rio Piranga, patrimônio natural de Ponte Nova (Zona da Mata). De Itamarandiba (Jequitinhonha/Mucuri) veio uma foto do jovem Lucas Ely Meira Alves, destacando a Matriz de São João Batista, uma das primeiras construções do então arraial São João Batista, que deu origem à cidade.

Em Santa Rita de Caldas (Sul de Minas), assim como em outros municípios, vários alunos se juntaram para produzir a foto. A imagem enviada para a campanha é da Fábrica de Doces Gigante, fundada há 100 anos e que se tornou marca registrada da cidade. "Além de contribuir com o desenvolvimento local, também faz parte da história de Minas Gerais, pois seus doces são conhecidos em todo o território nacional" diz a legenda da foto de autoria dos estudantes Ana Luíza, Maria Eduarda, Jonathan, Karini, Lívia, Melissa, Sabrina, Wellington e Weslley.

Confira mais informações nas páginas do projeto no Facebook e no Instagram.