A situação do Ipsemg em todo o Estado vem sendo debatida pela Assembleia nos últimos anos - Arquivo ALMG

Audiência aborda dificuldades do Ipsemg no Centro-Oeste

Em Divinópolis, beneficiários relatam que hospital São João de Deus tem se recusado a prestar atendimento de urgência.

16/12/2020 - 13:33

A situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) na Região Centro-Oeste do Estado será debatida em audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (17/12/20), às 11 horas, no Auditório José Alencar. A reunião será realizada pela Comissão de Administração Pública, a pedido da deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Acompanhe a reunião ao vivo.

A audiência foi agendada depois que a parlamentar recebeu de beneficiários do Ipsemg relatos de dificuldades para obter atendimento na rede credenciada da região. Reclamam que, em Divinópolis, cidade polo com mais de 200 mil habitantes, não há serviço de urgência e emergência

As informações são de que o Hospital São João de Deus, que está credenciado até julho de 2024, não está prestando essa assistência. Para obter atendimento, os beneficiários do Ipsemg estão recorrendo a Unidades de Pronto Atendimento (Upas), lotadas por causa da pandemia da Covid-19.

A coordenadora da Câmara de Beneficiários do Ipsemg de Divinópolis e Região Oeste, Maria Catarina Laborê, uma das participantes do debate, acrescenta que os usuários não estão conseguindo autorizações para outros procedimentos, como cirurgias e internações.

Também foram convidados para a audiência os coordenadores do Ipsemg dos outros sete municípios que compõem o Centro-Oeste - Itapecerica, Oliveira, Formiga, Itaúna, Bom Despacho, Lagoa da Prata e Pará de Minas. O presidente do Instituto, Marcus Viana, também foi chamado. As participações estão previstas para acontecer remotamente.