Embate político entre o governador de São Paulo e o governo federal a respeito da vacina contra a Covid foi criticado por Carlos Pimenta
Andréia de Jesus mencionou manifestação de servidores nesta quinta (9). Eles pedem mudanças no PL 2.150

Vacina contra Covid e defesa de servidores pautam discursos

Reunião de Plenário também teve pronunciamento sobre a Vale e anúncio de despedida da Assembleia.

09/12/2020 - 17:55

O embate político em torno da vacinação contra a Covid-19 foi criticado pelo deputado Carlos Pimenta (PDT) durante Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quarta-feira (9/12/20). O parlamentar preside a Comissão de Saúde na Casa.

Ele citou encontro entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, e destacou o que chamou de “prepotência” do governador de São Paulo, João Dória, de propor uma vacinação em separado para seu Estado e de se “apoderar” do Instituto Butantan, parceiro no desenvolvimento da vacina chinesa CoronaVac.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Por outro lado, Carlos Pimenta elogiou a postura do governador Romeu Zema. O chefe do Executivo mineiro, de acordo com o deputado, afirmou que já comprou seringas e está cuidando da logística de armazenamento e distribuição da vacina, enquanto aguardo o programa nacional de imunização, prometido pelo ministro.

“É preciso calma. Não adianta querer causar uma comoção como o governador Dória. O governo federal está comprando vacinas para disponibilizar a todos até o final de 2021”, salientou Carlos Pimenta. Ele ainda enumerou as prioridades, que começam com profissionais de saúde, idosos e indígenas.

Carlos Pimenta também comemorou a promulgação da Emenda à Constituição 105, de 2020, que busca incrementar o modal ferroviário no Estado. Ele foi o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/19, que deu origem à norma. Já o primeiro signatário da PEC foi o deputado João Leite (PSDB), que presidiu a reunião no Plenário nesta quarta (9).

Vale – A retomada da mineração, pelo Estado, no chamado quadrilátero ferrífero, no Centro-Sul de Minas Gerais, foi novamente defendida pelo deputado Virgílio Guimarães (PT). Ele fez menção a um artigo do prefeito de Betim (RMBH), Vittorio Medioli, no qual o político faz proposta semelhante.

De acordo com Virgílio Guimarães, a Vale, que detém a exploração minerária na região, se tornou uma empresa “tóxica” e não cumpre as obrigações impostas pela legislação, o que abre a possibilidade de cassação de seus direitos minerários.

“Ao contrário da Austrália, onde a mineração ocorre no deserto, no quadrilátero ferrífero, a atividade é muito difícil porque compete com Mata Atlântica, com mananciais, com patrimônio histórico e artístico e com pessoas, com vida”, salientou.

Por essa razão, de acordo com o parlamentar, uma empresa estatal deveria operar a mineração no local, com uma visão equilibrada de todas essas riquezas. Para ele, esse modelo seria mais rentável para o Estado.

Deputados fazem defesa de servidores públicos

A deputada Andréia de Jesus (Psol) se solidarizou com trabalhadores contratados pelo Estado que protestavam em frente à Assembleia, reivindicando modificações no Projeto de Lei (PL) 2.150/20, do governador, que estabelece normas para contratação temporária de pessoal pelo Estado.

De acordo com a parlamentar, esses trabalhadores querem a incorporação de uma emenda que prorrogue os contratos em vigor até que os cargos sejam preenchidos por servidores concursados. Ela acrescentou que a reivindicação vem especialmente de categorias fundamentais para o controle da pandemia, tais como saúde e segurança. “Estou do lado daqueles que estão garantindo a vida”, afirmou.

A deputada também protestou contra os ferimentos causados pela Polícia Militar a duas garotas de 11 e 16 anos durante operação no Bairro Vila Mariquinhas (Zona Norte de Belo Horizonte), no dia 5 de dezembro. Ela lamentou o caso e lembrou, ainda, o aniversário de mil dias do assassinato da vereadora fluminense Marielle Franco, completados no dia 8 de dezembro.

Emater – Já o deputado Coronel Henrique (PSL) parabenizou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) por seus 72 anos de existência e se disse preocupado com possibilidade de o Governo do Estado incorporá-la à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “Muito me preocupa o conceito de estado mínimo. Precisamos do estado suficiente”, afirmou o parlamentar.

Coronel Henrique argumentou que a Emater realiza um trabalho fundamental de suporte à economia e de prevenção ao êxodo rural. Como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, ele prometeu se empenhar para evitar qualquer prejuízo para o Estado e para o direito adquirido de servidores.

O deputado do PSL também agradeceu aos colegas pela aprovação, no Plenário, do PL 516/19, de sua autoria, que instituiu o Polo Moveleiro de Ubá (Zona da Mata), integrado por 22 municípios.

Marília Campos anuncia despedida da ALMG

A deputada Marília Campos (PT) também usou a tribuna virtual para destacar sua trajetória política e a eleição à Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de BH, e, ainda, para se despedir dos colegas do Parlamento.

A deputada, que já foi vereadora e prefeita de Contagem, avaliou que esta foi uma eleição atípica, distante do eleitor. “Mas visitei toda a cidade, com carro de som, e pude transmitir o compromisso com o fortalecimento das políticas púbicas de saúde, educação e assistência”, afirmou.

Marília Campos citou também os compromissos de incrementar a atividade econômica e de revisar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município, promovendo a redução dos valores cobrados. Ela ainda criticou o uso de fake news por seus adversários.

Sobre o mandato no Legislativo, a deputada frisou que na Assembleia aprendeu a “escutar mais, dialogar mais e propor”. Ela ainda agradeceu à equipe de seu gabinete e aos servidores da ALMG.

Os deputados Ulysses Gomes (PT), Virgílio Guimarães, Hely Tarqüínio (PV) e Carlos Pimenta parabenizaram Marília Campos pela eleição, destacaram sua competência e desejaram um bom mandato à frente da Prefeitura de Contagem.