Várias iniciativas têm se somado para revigorar o sistema ferroviário no Estado - Arquivo ALMG

Audiência discutirá preservação de área férrea na Capital

Comissão quer evidenciar a importância do local onde há pátio para estacionamento e manobras de composições

09/12/2020 - 16:22

Debater a preservação de linhas ferroviárias, no Horto Florestal, em Belo Horizonte, evitando sua erradicação e destinação para outras finalidades. Esse é o propósito da audiência que a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, nesta quinta-feira (10/12/20), às 9 horas, no Auditório do andar SE da Casa.

A audiência, que atende a requerimento dos deputados João Leite (PSDB), Gustavo Mitre (PSC) e Sávio Souza Cruz (MDB), quer colocar o assunto em evidência, a fim de evitar a perda da área, sobretudo neste momento em que várias iniciativas se somam para revigorar o sistema ferroviário no Estado.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Para o presidente da comissão, deputado João Leite, a preservação da área é essencial dentro da atual dinâmica de revitalização do modal na Capital e adjacências.

“Esta área que será tema de audiência pública é o único pátio ferroviário disponível, em Belo Horizonte, com capacidade de estacionar e manobrar as composições que pretendemos que estejam operando na Região Metropolitana de BH. Portanto, ela é indispensável para a ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos”, ressalta João Leite.

Convidados - Foram convidados para a reunião o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Scharlack Marcato; a superintendente de transporte ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Vânia Silveira de Pádua Cardoso; e o coordenador-geral de Patrimônio Ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ariston Ayres Rodrigues, entre outros.