Mínimo existencial é tema do Pensando em Minas

Live, que é a última deste ano, será nesta quarta-feira (2), às 10 horas, pelo canal da Escola no YouTube.

01/12/2020 - 20:20

Qual o mínimo para uma existência digna? Essa questão é o ponto de partida para a próxima edição do Pensando em Minas, a última deste ano. A live “Mínimo existencial: dignidade, igualdade, solidariedade” será nesta quarta-feira (2/12/20), às 10 horas, pelo canal do YouTube da Escola do Legislativo. O público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat. Posteriormente, o programa será exibido pela TV Assembleia.

No debate, participarão o advogado Eurico Bitencourt Neto, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Ciências Jurídico-Políticas (Universidade de Lisboa); e o professor José Alcione Bernardes Júnior, mestre em Direito Constitucional pela UFMG e consultor da ALMG. O mediador será Alexandre Bossi, consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e professor da Escola. 

A discussão acontece a partir do artigo “Igualdade e Mínimo Existencial”, de autoria do professor Eurico, que integra a obra "Princípio da Igualdade: uma abordagem multidisciplinar". O livro, que reúne artigos de diversos autores sob diferentes perspectivas, é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo (Nepel), coordenado pelo professor José Alcione.

Pensando em Minas 2020 – Nesta semana, o Pensando em Minas, realizado pela Escola do Legislativo em parceria com a TV Assembleia, chega a sua décima e última edição de 2020, completando 26 anos de existência. Nos 10 programas deste ano, discussões importantes para o parlamento e sociedade mineira entraram em pauta. 

Os quatro primeiros, feitos em parceria com o Parlamento Jovem de Minas, foram sobre o meio ambiente, tema escolhido pelos mais de quatro mil estudantes que participam do projeto. Na sequência, participação popular, governança ambiental, segurança pública, história da cidadania mineira nos 300 anos do Estado e educação estiveram em debate, contextualizados ao momento de pandemia vivido pela população. Todas as lives estão disponíveis na página do Youtube da Escola do Legislativo. 

O Pensando em Minas promove um bate-papo entre pesquisadores e profissionais sobre temas da contemporaneidade que sejam relevantes para o processo legislativo e para a formação cidadã. A ideia é divulgar e valorizar o conhecimento científico, propiciando discussões mais profundas sobre assuntos de interesse da sociedade.