Durante seu pronunciamento, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) comemorou o aumento do número de mulheres eleitas paras câmaras municipais

Datas comemorativas e eleições são temas de pronunciamentos

Dia Global do Empreendedorismo Feminino e o Dia da Consciência Negra foram algumas das datas lembradas em Plenário.

19/11/2020 - 17:00

As datas comemorativas desta semana foram lembradas pelos deputados na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (19/11/20). O Dia Global do Empreendedorismo Feminino, o Dia da Consciência Negra e o Dia da Bandeira fizeram parte dos pronunciamentos, que também trataram das eleições municipais realizadas no último domingo (15).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Quem abordou as eleições municipais foi o deputado Doutor Jean Freire (PT). Ele parabenizou todos os candidatos que fizeram campanhas “com ética, bons princípios e verdade” e lamentou que as fake news ainda tenham encontrado espaço este ano. Além disso, o parlamentar também comemorou que os resultados das urnas levarão à maior representatividade de grupos como mulheres nas câmaras municipais nos próximos anos.

Nesse mesmo sentido, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) exaltou a coragem das mulheres que participaram do pleito de 2020 e celebrou a eleição de muitas delas. “Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, haverá três vezes mais mulheres no próximo ano, passamos de 4 para 11 vereadoras e esse crescimento se deu Brasil afora”, disse.

Segundo a parlamentar, os resultados ainda são tímidos, já que no País apenas cerca de 16% dos eleitos são mulheres, mas é um passo, já que em 2016 essa porcentagem foi de 13%.

O avanço do número de mulheres negras eleitas também foi comemorado por Ana Paula Siqueira, que lembrou do Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro. Ela salientou estatísticas que apontam que esse grupo de mulheres é mais vítima de feminicídio do que as brancas, assim como de desemprego e de falta de atendimento de saúde. Assim, a parlamentar lembrou a importância da sua representação nas câmaras.

O deputado Virgílio Guimarães (PT) disse que é preciso resgatar as mulheres da história do País, que muitas vezes são apagadas das versões oficiais. Ele lembrou, em especial, das figuras da Princesa Isabel e da Princesa Leopoldina. Parabenizou e encorajou, por fim, as mulheres que estão nas disputas de 2º turno das prefeituras municipais.

Mulheres – Quem também falou da participação das mulheres na política foi a deputada Laura Serrano (Novo). Ela ressaltou que quando elas ocupam cargos de poder acabam por alterar as políticas públicas, colocando novas prioridades à frente das discussões. A deputada também lembrou do Dia Global do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, e disse que é preciso incentivar as mulheres a ocuparem esse espaço.

A deputada afirmou que 24 milhões de mulheres brasileiras são empreendedoras e 44% delas iniciaram seus negócios por necessidade ou escassez de empregos.

Para Laura Serrano, na pandemia, que trouxe piora nos índices da economia, incentivar as mulheres a empreender é essencial para superar o momento difícil do País. A parlamentar também citou pesquisa que indica que, quando empreendem, as mulheres tendem a inovar mais do que os homens.

Bandeira – Já o deputado Coronel Henrique (PSL) exaltou a bandeira brasileira, reconhecida no dia 19 de novembro de 1889 e símbolo nacional. “Junto com o hino nacional, as armas da República e o selo nacional, a bandeira é um símbolo do Brasil, que leva um lema positivista, 'Ordem e Progresso', e guia o País”, disse.