Desativação atinge unidades em saúde mental do Estado, como o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - Arquivo ALMG

Comissão discute fechamento de leitos psiquiátricos

Situação em hospitais como Galba Veloso e Raul Soares motiva audiência sobre atendimento público em saúde mental.

13/10/2020 - 15:17

O desmantelamento que estaria ocorrendo em unidades do Estado voltadas para o atendimento psiquiátrico será debatido nesta quarta-feira (14/10/20) em audência pública da Comissão de Saúde. A reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a participação remota de convidados.

A audiência foi pedida pelos deputados Carlos Pimenta (PDT), que preside a comissão, e Cássio Soares (PSD). Segundo eles, o objetivo é discutir a situação da assistência pública prestada em Minas na área de saúde mental, em especial o fechamento de leitos psiquiátricos do Hospital Galba Veloso, em Belo Horizonte, e também do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), na Região Central.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.

Conforme o requerimento, a reunião tratará ainda da diminuição de leitos para atendimento psiquiátrico no Hospital Raul Soares, na Capital, da saúde mental dos idosos no contexto da pandemia de Covid-19 e dos serviços disponíveis na rede de atenção psicossocial do Estado.

Transferência - Como tem sido noticiado nos últimos meses pela imprensa, a situação no Galba Veloso, tido como referência no atendimento de urgências e emergências psiquiátricas, foi inclusive parar na Justiça, quando o Ministério Público questionou ato administrativo do Governo do Estado interrompendo o acolhimento psiquiátrico na unidade para atender pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

Os pacientes psiquiátricos, por sua vez, seriam direcionados ao Raul Soares, que no entanto teria sofrido redução de leitos para essa finalidade. A situação tem provocado protetos de servidores e entidades representativas, e para a discussão na comissão foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Cidadania, das Associações Brasileira e Mineira de Psiquiatria, entre outros.