Militares receberam os diplomas das mãos do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (à esquerda)
Diplomas de Marcilaine do Carmo e colegas passam a integrar suas fichas funcionais

ALMG destaca solidariedade de policiais militares

Servidores que tiveram atuação diferenciada receberam votos de congratulações do Legislativo, nesta sexta-feira (2/10).

02/10/2020 - 14:20

Os cabos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Viviane Cataria Pinto e Edson Geraldo da Silva Júnior; e a 2º-sargento PM Marcilaine Rodrigues da Silva do Carmo receberam diplomas com votos de congratulações da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta sexta-feira (2/10/20). 

Em fevereiro deste ano, os três protagonizaram eventos que chamaram a atenção da sociedade, uma vez que extrapolaram as funções de um policial militar. Viviane e Edson realizaram um parto de emergência, dentro da base policial da Estação Diamante (região do Barreiro, em Belo Horizonte). Marcilaine amamentou um bebê de três meses, que chorava de fome dentro da Delegacia de Mulheres do bairro Barro Preto, enquanto sua mãe era atendida, vítima de violência doméstica.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), destacou que o requerimento pela homenagem é do início do ano, mas por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, acabou sendo realizada agora. "Essas ações demonstram a beleza e a importância dessa instituição. Quando a PM erra uma vez, ela já acertou milhares de vezes num só dia, nos cantos mais remotos do Estado, e isso nem sempre é reconhecido. Às vezes só o erro aparece", afirmou o parlamentar, enfatizando o valor das congratulações.

Atitudes reforçam missão da PM de servir e proteger

A militar Marcilaine do Carmo declarou que jamais esperava que sua atitude naquele dia, para aliviar o fardo daquela mãe, fosse gerar tanta repercussão. "Quando um policial sai para trabalhar, só pensa em fazer o melhor para ajudar o outro, e depois poder voltar para casa vivo e com a consciência tranquila", disse ela. A policial, à época, também amamentava sua filha de 11 meses. A reunião teve outros relatos pessoais de solidariedade e empatia, que emocionaram alguns dos presentes.

"Nosso serviço é árduo, mas muito gratificante. O mundo precisa de mais carinho e atenção. Precisamos aprender a olhar mais o outro, observar a necessidade de quem caminha ao nosso lado", ponderou a cabo PM Viviane Pinto. O colega que a ajudou no parto, cabo Édson Geraldo da Silva, reafirmou seu orgulho em pertecer à Polícia Militar e também sua intenção de ser exemplo para as duas filhas pequenas que ele tem.

A defensora pública Letícia Fonseca Cunha, que representou a Defensoria Públia de Minas Gerais na reunião de homenagem, completou:  "A primeira palavra que me vem à cabeça é empatia. Isso nos acalenta, nos dá esperança, diante da dureza do dia-a-dia".

Na entrega das homenagens, tanto os deputados Sargento Rodrigues e João Leite (PSDB) quanto o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Eduardo Felisberto Alves, fizeram questão de destacar a importância dos policiais para a sociedade, na essência do trabalho militar de servir e proteger a população.

Força das mulheres - Ainda durante a reunião, o deputado João Leite lembrou o assassinato do ex-vereador Cássio Reims, ocorrido na cidade de Patrocínio (Alto Paranaíba), há pouco dias. Ele contou que, diante da tragédia, a mãe do ex-vereador decidiu que vai concorrer a uma vaga na câmara municipal, no lugar do filho. "Isso demonstra a força das mulheres, do que elas são capazes", ponderou o deputado, ao elogiar também as militares agraciadas.