Serviço de ouvidoria deve encaminhar as demandas que não tiverem sido resolvidas em contato anterior - Arquivo ALMG
Ouvidorias devem fazer parte da estrutura de empresas para atender consumidor

Procon Assembleia cobra agilidade em ouvidorias nas teles

Operadoras de telecomunicações criaram um canal de atendimento extra ao consumidor.

21/09/2020 - 09:30

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras desse setor foram obrigadas a criar serviços de ouvidoria, destinados a dar encaminhamento às demandas dos consumidores que não tiverem sido resolvidas em contato anterior com as empresas. O serviço está disponível desde 24 de agosto deste ano.

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) considera que a medida pode ser positiva, desde que não retarde a solução do problema para o consumidor.

Pela Resolução 717/19, da Anatel, as ouvidorias devem oferecer atendimento telefônico nos dias úteis, das 8 às 18 horas, podendo adicionalmente realizar esse serviço por meio da internet. Ligadas diretamente à presidência de cada empresa, elas terão a obrigação, ainda, de avaliar a qualidade do atendimento e enviar relatórios de suas atividades à agência reguladora.

De acordo com coordenador do Procon, Marcelo Barbosa, a iniciativa é positiva desde que não burocratize a solução dos problemas relatados pelos consumidores. Antes da vigência da resolução, os clientes podiam ligar diretamente para a Anatel, que já acionava a operadora e muitas vezes a questão era resolvida mais rápido que o próprio SAC das operadoras. Agora, a agência só vai atender o consumidor que comprovar, por meio de protocolo, que entrou em contato com a ouvidoria da empresa. “Isso pode prolongar o tempo de solução do problema”, alerta Marcelo Barbosa.

“Se o propósito é agilizar o atendimento e consequentemente a resposta ao consumidor, nossa expectativa é que as ouvidorias consigam resolver prontamente as demandas de seus clientes, sem que a Anatel tenha que ser acionada”, afirma o coordenador do Procon Assembleia. Caso contrário, pondera, o caminho para a solução do problema será esticado, com evidente prejuízo e desgaste para o consumidor.