No espetáculo O Visitante, o público é instigado a “performar” junto com o dançarino, explorando ambientes de suas casas e alternando posições do celular
Jonatas Bueno e Alexandre Braga interpretam a peça “Allegro und Minuet WoO 26”, de Ludwig van Beethoven
A apresentação de Rebeca é uma videoperformance que propõe um diálogo entre a artista e a arquitetura da casa onde vive

Minas Arte em Casa tem homenagem a Beethoven

Programação inclui ainda encenação inspirada nas restrições impostas pela pandemia, além de música popular instrumental.

03/09/2020 - 13:04

A programação da próxima semana do projeto de apoio e fomento à cultura Minas Arte em Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), traz apresentações de música de câmara em homenagem aos 250 anos de Beethoven e de música popular instrumental. Haverá também espetáculo interativo de dança e encenações teatrais, que foram inspirados nas restrições e mudanças ocasionadas pelo isolamento social.

Os encontros serão desta segunda (7/9/20) a sexta-feira (11/9), todos às 19 horas, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. Depois das estreias, as apresentações continuam disponíveis nas redes sociais da ALMG.

A programação traz sempre, às segundas-feiras, performances de música erudita; as terças são destinadas ao teatro infantil e juvenil; às quartas, são exibidos espetáculos de dança; às quintas, entra em cena o teatro adulto. Para encerrar a semana, na sexta-feira, música popular.

Desde 3 de agosto e até o dia 25 de setembro, 40 artistas selecionados pelo Minas Arte em Casa se apresentam pelos canais da ALMG. O projeto integra o programa Assembleia Cultural e tem como objetivo colaborar para o enfrentamento da crise econômica do setor causada pela Covid-19.

Programe-se para as próximas atrações:

  • Segunda-feira (7): Homenagem aos 250 anos do nascimento de Beethoven

O clarinetista Jonatas Bueno e o flautista Alexandre Braga interpretam a peça “Allegro und Minuet WoO 26”, de Ludwig van Beethoven. A apresentação homenageia os 250 anos do nascimento do compositor alemão, que será celebrado em dezembro deste ano.

O duo, formado em 2015, atua em projetos de música de câmara e se apresenta em locais informais, levando para diferentes públicos um repertório que contempla música clássica e popular.

Jonatas Bueno graduou-se em Clarinete pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Venceu as edições 2010 e 2011 do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos e a edição 2009 do Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Em 2012, ganhou o 1º lugar na categoria Música de Câmara no concurso Pré-Estreia da TV Cultura, com o Quarteto Nó na Madeira. Entre outros, participou do Concurso Internacional de Clarinete em Ghent, na Bélgica, em 2017.

Alexandre Braga iniciou seus estudos musicais em 1986, no Conservatório Estadual de Varginha (Sul de Minas), sua cidade natal. Graduou-se em Flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Venceu o X e XI Concurso Jovens Solistas da UFMG e o I Concurso Jovens Músicos BDMG, além de ter recebido menção honrosa no I Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia. Em 2003, foi o vencedor do IV Concurso de Música de Câmara Bianca Bianchi e do projeto Música para a Comunidade, em Belo Horizonte, com o Duo Braga-Faria de flauta e violão.

  • Terça-feira (8):  Esquete infantil “Petshop da Lorota”, da Cia Caxangá

A encenação “Petshop da Lorota” utiliza a linguagem universal da palhaçaria para criar uma poética e singela esquete teatral. Na apresentação da Companhia Caxangá, a palhaça, que não pode mais atuar nas praças e ruas por causa da pandemia, decide experimentar uma nova profissão: a de esteticista animal. A encenação aposta no sorriso e na alegria como momentos de respiro durante o isolamento social.

A Companhia Caxangá é uma plataforma de produção e criação artística idealizada em 2017 e que, atualmente, abarca os projetos e as criações da produtora, atriz e palhaça Lori Moreira. O foco é a palhaçaria na música e no teatro. No repertório há espetáculos, intervenções e oficinas variadas, que já circularam por praças, parques, escolas e teatros de diversas regiões do Brasil e do Peru.

A palhaça e atriz Lori Moreira concluiu o curso técnico profissionalizante em Teatro pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso livre de Teatro pelo Galpão Cine Horto, e o de extensão em Canto e Percussão pela UFMG. Já atuou em diversos espetáculos como “Adiante!”, da Companhia Caxangá; e “Espelunca gourmet”, cena curta também da Companhia Caxangá e dirigida por Rafael Protzner.

  • Quarta-feira (9): Espetáculo interativo de dança “O visitante”

No espetáculo, o dançarino-ator Maxmiler Junio irá “visitar” cada espectador em seu próprio lar. O intérprete entra pela porta da frente e é levado para os ares, provocando questões sobre quem de fato é esse ser: um homem, uma criatura, um vírus?

O público é instigado a “performar” junto com o dançarino, explorando ambientes de suas casas e alternando posições do celular. Desta forma, o lar e os equipamentos eletrônicos são experimentados de outra maneira, sendo ressignificados.

A direção, a narração e a coreografia da videodança são de Allan Keller e a trilha sonora é assinada por Gabriel Canedo.

Currículos - Alan Keller é diretor, coreógrafo, professor e pesquisador. Produtor e gestor público cultural, atua com dança contemporânea desde 1999. Como coreógrafo, foi quatro vezes vencedor do Festival de Dança de Joinville, Santa Catarina.

Maxmiler Junio é bailarino profissional. Ministrou cursos e workshops pelo Brasil e coreografou para diversos grupos brasileiros. Graduando em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciou sua formação em Belo Horizonte no Programa Valores de Minas. Em 2016, coreografou o solo "Ain't no sunshine" e recebeu medalha de ouro como bailarino do Festival de Dança de Joinville.

Gabriel Canedo Guedes é músico, produtor musical e engenheiro de som desde 2015. Trabalha compondo, arranjando e gravando músicas e sonoplastias para peças de teatro e espetáculos de dança. 

  • Quinta-feira (10): Teatro adulto com a apresentação “Uma casa dentro de outra”

Como o meu corpo reage ao estar em um mesmo espaço durante 80 dias? Como encontro novas formas de habitar o mesmo local? Como formas de habitar podem ser esteticamente interessantes? Essas e outras perguntas balizaram a concepção de “Uma casa dentro de outra”, encenação criada, dirigida e interpretada pela artista Rebeca Lima.

A apresentação de Rebeca é uma videoperformance que propõe um diálogo entre a artista e a arquitetura da casa onde ela se encontra durante o distanciamento social. O espetáculo aborda questões importantes nesse período desafiador que vivemos: o isolamento, a reinvenção de si, a atenção ao corpo, as possibilidades estéticas da própria casa, a expressão do que se sente e a fusão de si com o próprio espaço.

Rebeca Lima é licenciada e bacharelanda em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participa de festivais e exposições independentes e universitárias nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora (Zona da Mata), Porto Alegre, Ouro Preto (Região Central) e Viçosa (Zona da Mata). Em 2019  teve seu trabalho "3x4 - 12 movimentos" patrocinado pelo projeto "ArtCulAção" – pertencente ao programa Mais Cultura pela UFV.

  • Sexta-feira (11): Apresentação musical do Religare Duo

Na performance, os músicos mineiros Marcus Abjaud, no teclado, e Matheus Barbosa, no violão, interpretam a canção instrumental “Renouveller”, de autoria de Marcus.

Formado pelos músicos em 2012, o Religare Duo já tem no currículo a gravação de um CD só com músicas autorais. As influências dos artistas vão de Milton Nascimento e Toninho Horta ao jazz contemporâneo e suas várias vertentes.

Ambos os músicos venceram duas vezes, cada um, o Festival BDMG de Música Instrumental, realizado anualmente em Belo Horizonte. Também tocaram para o programa Sesc Instrumental Brasil, realizado pelo Sesc São Paulo, além de terem participado de festivais instrumentais na Capital mineira como o Savassi Festival e a Festa da Música.