Ao criticar a tramitação da reforma previdenciária, Andréia de Jesus (no telão) disse que os servidores estão sendo silenciados e confundidos
Regras de transição e idade mínima começam a tramitar em 2° turno

Reforma da previdência repercute em discursos

Doação de respiradores no Norte de Minas também é abordada na fala de oradores no Plenário.

01/09/2020 - 16:29

A reforma da previdência dos servidores públicos, que teve uma de suas proposições, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/20, do governador, aprovada em 1º turno na manhã desta terça-feira (1°/9/20), repercutiu nos discursos dos parlamentares na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), à tarde. Outro tema discutido foi a doação de respiradores para hospitais.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

A deputada Andréia de Jesus (Psol) criticou não só a reforma em tramitação, como também a maneira como ela tem sido discutida. Para ela, os servidores que serão diretamente atingidos pelas mudanças estão sendo silenciados e confundidos com informações falsas ou desencontradas.

A parlamentar apontou que algumas das questões envolvidas, como o aumento de sete anos para a idade mínima de aposentadoria para as mulheres, ficaram apagadas com a falta de debates. “Está sendo aprovada uma mudança constitucional sem que sequer a movimentação da Casa, com as emendas de redução apresentadas, seja considerada”, disse.

O deputado Zé Reis (Pode) também abordou a reforma previdenciária, destacando que a ALMG buscou um meio termo para aprovar a matéria. Segundo ele, a reforma não vai atender totalmente nem ao governo nem aos servidores, mas as mudanças são necessárias a fim de evitar que o funcionalismo fique sem receber aposentadoria futuramente.

Entrega de 100 respiradores no Norte de Minas é destacada

Outro assunto que esteve em pauta foi a doação de respiradores para o Norte do Estado.

O deputado Carlos Pimenta (PDT) disse que a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) intermediou a doação de uma empresa privada, que enviou 100 equipamentos para a região.

Ainda de acordo com Carlos Pimenta, 50 desses respiradores foram para Montes Claros e os demais para cidades como Januária, Monte Azul e Coração de Jesus.

O deputado Zé Reis também agradeceu a entrega dos equipamentos hospitalares na região.

Rodovias – O deputado Carlos Pimenta também cobrou do governador Romeu Zema a construção da Asa Norte do Anel Rodoviário de Montes Claros, segundo ele mais necessária que a Asa Sul recém-reformada. O deputado Arlen Santiago (PTB) discordou e falou sobre a urgência da reforma da Asa Sul, já que acidentes fatais se acumulavam na rodovia.

Ainda na Reunião Ordinária, o Plenário recebeu ofício assinado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Mauri Torres, encaminhando ao Legislativo o relatório de atividades do órgão, referente ao 2º trimestre de 2020.