Retransmissores serão apontados para novo satélite para garantir sintonia também no interior do Estado - Arquivo ALMG

TV Assembleia terá nova sintonia a partir de 1º de agosto

Telespectadores que possuem antena parabólica precisam ressintonizar equipamentos para garantir acesso à programação.

29/07/2020 - 15:34 - Atualizado em 30/07/2020 - 11:19

A TV Assembleia terá nova sintonia, a partir do próximo sábado (1º/8/20), em função da mudança de satélite. O impacto é geral, mas a maioria dos telespectadores não precisa tomar medidas imediatas por conta própria.

De acordo com Michelle Corcino, titular em exercício da Gerência-Geral de Radiodifusão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), apenas os que possuem parabólicas precisam apontar as antenas para o novo satélite e ressintonizar os receptores.

Os novos parâmetros são:

  • Satélite: ABS-3ª
  • Posição orbital: 3º W
  • Frequência: 3.971,05 MHz
  • Polarização: vertical
  • Padrão: DVB-S
  • Modulação: QPSK
  • Taxa de símbolos: 3.750 kS/s
  • FEC: 3/4

Para os assinantes de TV a cabo, as mudanças serão feitas de forma automática. Isso porque as operadoras estão sendo comunicadas para que façam a nova sintonia.

Da mesma forma, a Rede Legislativa, uma parceria que reúne a ALMG e câmaras federal e municipais, já foi informada da mudança.

Já as 107 estações retransmissoras no interior de Minas, operadas pela TV Assembleia, serão realinhadas com o novo satélite pela empresa vencedora da licitação.

Segundo Michele Corcino, a ALMG fez nova licitação em virtude do vencimento do contrato anterior. “A empresa vencedora opera com outro satélite. Por isso a mudança foi necessária”, explica.

De acordo com a gerente-geral, a nova empresa já iniciou o trabalho de ressintonização das estações, de forma a garantir que todos possam continuar assistindo à TV Assembleia.

A emissora é um canal importante de divulgação e transparência das ações do Legislativo, sobretudo diante do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o que levou a restrições no acesso às dependências da ALMG.

A TV Assembleia também está transmitindo as teleaulas das escolas públicas da rede estadual de ensino.