Plenário formalizou troca do líder de governo e escolha de membros de comissão sobre reforma da previdência

Plenário recebe a indicação do novo líder de governo

O deputado Raul Belém substituirá o deputado Luiz Humberto Carneiro na função.

25/06/2020 - 16:30

A indicação do deputado Raul Belém (PSC) para assumir a liderança do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi recebida pelo Plenário durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (25/6/20). O recebimento da mensagem do governador Romeu Zema formaliza a substituição do líder do governo, função que vinha sendo exercida, até agora, pelo deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Na mesma reunião, foi recebido requerimento do líder do Bloco Sou Minas Gerais, deputado Gustavo Valadares (PSDB), indicando o deputado Betinho Pinto Coelho (Solidariedade) para substituir Raul Belém como um dos vice-líderes do bloco.

Ainda na Reunião Ordinária, foram designados os membros da Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/20, que altera o sistema de previdência dos servidores públicos civis.

Pelo Bloco Minas Tem História, foram escolhidos como titulares os deputados Sávio Souza Cruz (MDB) e Inácio Franco (PV), tendo como suplentes Professor Cleiton (PSB) e Charles Santos (Republicanos).

Pelo Bloco Liberdade e Progresso, foi designado como titular Cássio Soares (PSD), tendo como suplente Zé Guilherme (PP).

O deputado Gustavo Valadares será o representante do Bloco Sou Minas Gerais, com Betinho Pinto Coelho como suplente.

Por fim, pelo Bloco Democracia e Luta, o deputado André Quintão (PT) será o titular, com Ulysses Gomes (PT) na suplência.

Decisão da Mesa – Nesta quinta-feira ocorreu a terceira Reunião Ordinária de Plenário após a retomada das regras normais dos trabalhos legislativos definida pela Mesa da Assembleia. Antes disso, o Plenário vinha trabalhando apenas em Reuniões Extraordinárias e Especiais, com um rito simplificado de deliberação, para analisar propostas urgentes de enfrentamento à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Apesar da retomada das Reuniões Ordinárias, os parlamentares poderão continuar a participar das reuniões de forma remota, para pronunciamentos e registro de voto. Durante a reunião desta quinta (25), o 2º-secretário da ALMG, deputado Carlos Henrique (Republicanos), leu decisão da Mesa regulamentando essa participação remota.

Para as votações por meio remoto, a Assembleia vem utilizando uma nova ferramenta, desenvolvida pelos técnicos da Assembleia, dentro do Sistema de Informações Legislativas de Minas Gerais (Silegis-MG). O sistema tornou possível o registro dos votos individuais a distância, em tempo real.