Apresentação de Dudude será uma composição em tempo real

Live de dança traz reflexão sobre espera e esperança

Apresentação com Dudude Herrmann, que será transmitida nesta sexta (26), integra o projeto Minas Arte em Casa.

23/06/2020 - 12:30

A condição de esperar por mudanças e por dias melhores vai guiar a live de dança contemporânea promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (26/6/20), às 19 horas. A apresentação da bailarina, coreógrafa e professora de dança Dudude Herrmann será transmitida pela TV Assembleia e pelos canais da Casa no YouTube e no Facebook.

A iniciativa integra o projeto Minas Arte em Casa, que é uma das frentes de atuação promovidas pela ALMG no enfrentamento à crise econômica no setor cultural do Estado, gerada pela pandemia do coronavírus. Serão selecionadas 40 propostas de apresentações inéditas de artes cênicas e de música popular e erudita, desenvolvidas em plataformas digitais. Os escolhidos serão remunerados e terão seus trabalhos veiculados pelos canais da ALMG.

Na apresentação, Dudude traz, por meio da dança, uma reflexão sobre o significado da espera e o elo com a esperança. “O que fazemos enquanto estamos em compasso de espera? Podemos continuar vivendo da melhor maneira possível, escutar os discursos que compartilhamos com o mundo e refletir sobre como levamos a nossa vida”, diz a artista. 

A apresentação é uma composição em tempo real. “É um espetáculo único”, explica Dudude, que tem longa trajetória de dedicação à improvisação na dança.

Currículo - Mineira de Muriaé, Dudude Herrmann é uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil, com mais de 50 anos de carreira. Ela trabalhou como professora e coreógrafa para o Grupo Galpão, Cia. Burlantins, Grupo de Dança 1º Ato, Companhia de Dança do Palácio das Artes, Grupo do Beco do Conglomerado Santa Lúcia e Oficinão Galpão Cine-Horto.

Dudude atuou como bailarina e improvisadora em mais de 60 trabalhos apresentados em diversas cidades brasileiras e em países como Alemanha, França e Portugal. Dirigiu e ministrou aulas no Estúdio Dudude Herrmann, de 1994 a 2009. Em 2010, inaugurou seu Atelier de Artista, em Casa Branca, Brumadinho (MG), onde atualmente promove aulas e encontros nacionais e internacionais relacionados à arte contemporânea. 

Próximas lives - Nos meses de junho e julho, outras duas lives com artistas convidados serão transmitidas nos canais institucionais da Assembleia. Programa-se para acompanhar.

Dia Artista Modalidade

29 de junho

Inês Peixoto

Artes Cênicas / Teatro adulto

10 de julho

Tizumba

 Música popular

Iniciativa - O objetivo do Minas Arte em Casa é reduzir os impactos negativos gerados pela pandemia do coronavírus nesse segmento, além de fomentar o acesso à cultura para o público, durante o isolamento social. As inscrições terminaram no dia 9 de junho e o  resultado final está previsto para o mês de julho.

Além desse projeto, a Assembleia realizou outras iniciativas visando apoiar o setor cultural. Uma delas é a Lei 23.631, de 2020, originária do Projeto de Lei (PL) 1.777/20, que, entre outros temas, assegura a possibilidade de concessão de renda mínima emergencial a trabalhadores autônomos e a realização remota de projetos apoiados pelo Sistema de Financiamento à Cultura de Minas Gerais.

Houve também a aprovação do PL 1.801/20, que prevê, entre outros assuntos, a adoção de editais emergenciais para profissionais da área artístico-cultural, tanto artistas quanto técnicos; a prorrogação dos prazos de aplicação de recursos e prestação de contas para os projetos culturais apoiados pelo Estado que forem adaptados para ocorrer de forma digital; e a adoção de estratégias para impulsionar a realização de eventos culturais previstos ou reagendados para após o término do estado de calamidade.