A entrega do documento foi feita em solenidade nesta sexta (19). Para Zema, reforma é necessária para sanear contas do Estado
Governador entrega ao Parlamento reforma da previdência

Assembleia recebe proposta de reforma previdenciária

Agostinho Patrus disse que matéria será analisada com responsabilidade, preservando direitos adquiridos dos servidores.

19/06/2020 - 16:41

O governador Romeu Zema (Novo) entregou, na tarde desta sexta-feira (19/6/20), projeto de reforma da previdência dos servidores públicos estaduais ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV). A solenidade, realizada no Salão Nobre da Casa Legislativa, foi acompanhada virtualmente por vários parlamentares e secretários de Estado.

Ao receber o texto elaborado pelo Poder Executivo, o deputado Agostinho Patrus salientou que o Parlamento vai analisar a proposta com responsabilidade e aprimorá-la com base no diálogo e na preservação dos direitos já adquiridos por servidores ativos e inativos.

Para ele, o curto tempo para avaliação do projeto, que precisa ser aprovado até 31 de julho para que o Estado continue recebendo verbas federais, será um dos desafios.

As medidas de isolamento e afastamento sociais, necessárias por causa da pandemia, também são, para o presidente da ALMG, um desafio.

Apesar disso, ele afirmou que audiências públicas serão realizadas virtualmente para que os interessados sejam ouvidos e que o texto aprovado será uma construção conjunta de todos os deputados e da população. Para ele, é preciso unir a preocupação com a situação fiscal do Estado com a valorização dos servidores, que não podem ser transformados em vilões.

Governador fala da necessidade de regularizar a situação fiscal de Minas

Durante o evento, o governador Romeu Zema falou sobre a necessidade de sanear as contas do Estado para garantir investimentos necessários nos serviços públicos oferecidos para a população. Para ele, a aprovação da reforma é essencial para esse saneamento e com o aumento da expectativa de vida, é natural que as pessoas trabalhem por mais anos antes de se aposentarem

Zema ressaltou, ainda, os esforços feitos em sua gestão para regularizar os repasses estaduais para municípios e os pagamentos dos servidores do Poder Executivo, que têm recebido salários parcelados desde a gestão anterior. Nesse sentido, ele citou acordo realizado com o Tribunal de Justiça e a Associação Mineira de Municípios (AMM) para que os recursos atrasados devidos aos municípios sejam pagos em 33 parcelas, cinco das quais já foram quitadas.

Sobre os servidores, Zema afirmou que a regularização dos pagamentos já estava próxima, mas foi dificultada pelo cenário da pandemia. O governador lembrou, ainda, que outros estados já fizeram suas reformas da previdência e disse que conta com a aprovação da proposta na ALMG, além de confiar que os parlamentares podem melhorar o texto.