Em videoconferência nesta sexta (17), membros do Conselho da Medalha decidiram adiar a cerimônia em razão da Covid-19

Pandemia do coronavírus adia Medalha da Inconfidência

Medida foi acertada nesta sexta (17), em videoconferência comandada pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus.

17/04/2020 - 12:22

Maior comenda do Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é concedida anualmente no dia 21 de abril para celebrar o aniversário da morte de Tiradentes e da Inconfidência Mineira. Mas, nesta que seria sua 68ª edição, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus, a cerimônia, que sempre é realizada em Ouro Preto (Região Central), será adiada por tempo indeterminado até que seja definido um formato seguro para homenagear os indicados.

A medida foi decidida na manhã desta sexta-feira (17/4/20), em videoconferência coordenada do Salão Nobre pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), que também preside o Conselho da Medalha.

Participaram da reunião os demais membros do Conselho, entre eles o secretário de Estado de Governo, Igor Mascarenhas, que anunciou que um decreto deve ser publicado oficializando o adiamento da cerimônia e dando mais 30 dias de prazo para que sejam indicados os agraciados.

Durante a videoconferência, o presidente da Assembleia de Minas lembrou a importância de manter a tradição da cerimônia. “Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando não podemos deixar essa data passar em branco. É uma alegria fazer parte do Conselho e faremos todos os esforços para honrar, mais uma vez e com toda segurança, a beleza da história de Minas Gerais e a resiliência do povo mineiro, que vai superar todos os percalços e ressurgir ainda mais forte”, afirma Agostinho Patrus.

A medalha - Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A cerimônia de entrega medalha é realizada tradicionalmente em 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII, e para onde é transferida nesta data, simbolicamente, a Capital do Estado.