Peça foi concebida pelos atores da Cia. Badetes de Teatro em 2018

Peça do Zás levanta reflexões sobre sociedade atual

"Asikatali – Não é tarde demais" será encenada nesta quinta (12), às 19 horas, no Teatro.

10/03/2020 - 10:44

A Cia. Badetes de Teatro conta, no projeto Zás desta semana, a história de resistência do povo de Asikatali para alcançar a liberdade e a plenitude em uma sociedade marcada por governos desastrosos e crises econômicas, morais e existenciais. A peça será apresentada nesta quinta-feira (12/3/20), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Asikatali, palavra do dialeto africano Zulu, significa “não é tarde demais” e resume a mensagem central do drama, de que ainda é possível trilhar caminhos positivos para o futuro. A sociedade fictícia, que se situa em outro planeta ou outra dimensão, traz reflexões sobre o que acontece em nossa própria sociedade, com humor, poesias e músicas.

A direção e a iluminação do espetáculo é de João Paulo Valadares Coimbra e a dramaturgia foi criada de modo coletivo pelos atores da Cia. Badetes de Teatro. As cenas e os personagens tiveram origem em experimentações corporais, de teatro físico e de exercícios de improvisação, assim como a trilha sonora, que surgiu do manuseio de instrumentos musicais pelos atores durante esse processo.

"Asikatali – Não é tarde demais" foi inspirada pelos livros “O Futuro da Humanidade”, de Augusto Cury, “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino, e “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano.

Grupo – A Cia. Badetes de Teatro foi criada em 2019 e é formada por ex-alunos do Curso de Formação em Teatro da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. A peça foi criada em 2018 para a formatura dos artistas da companhia e já foi apresentada em festivais artísticos de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Santana do Riacho (Região Central).

Assembleia Cultural – O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia. É exibido pela TV Assembleia, na sexta-feira, às 23h30, com reprises no sábado, às 15h50 e às 19h30, e no domingo, às 8h30 e à meia-noite.

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.