Antes de cobrar cronograma, comissão debateu em fevereiro os danos causados pelas chuvas

Reunião debate ajuda federal por conta das chuvas

Objetivo de comissão é discutir critérios e cronograma para liberação de recursos a atingidos por enchentes.

09/03/2020 - 12:15

Debater o cronograma e os critérios para liberação de recursos federais aos municípios do Estado atingidos pelas enchentes é o objetivo de audiência que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realiza nesta quarta-feira (11/3/20). A reunião será às 10 horas, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelas deputadas Rosângela Reis (Pode) e Ione Pinheiro (DEM) e pelos deputados Marquinho Lemos (PT) e Fernando Pacheco (PV).

Acompanhe a reunião ao vivo

Para Rosângela Reis, que preside a comissão, os recursos para socorrer as cidades atingidas pelas chuvas recentes assegurados pelo governo precisam de fato chegar a todas as localidades necessitadas.

Nesse sentido, um dos objetivos da reunião é garantir que os municípios menores também recebam recursos do governo federal para a recuperação dos danos causados pelas chuvas. No fim de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro prometeu R$ 1 bilhão para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, diante dos impacto das águas, lembra ela.

“É preciso deixar claro que todos os municípios atingidos pelas chuvas intensas, inclusive os pequenos, receberão os recursos necessários para reparar os danos. Além disso, é preciso reduzir a burocracia exigida para que as obras necessárias sejam realizadas”, frisa a parlamentar.

Para o debate, foram convidados representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, das Secretarias de Estado de Governo e de Planejamento e Gestão, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião