A greve na saúde e a fusão de hospitais foram discutidas em audiência da Comissão do Trabalho - Arquivo ALMG

Comissões visitam hospitais em apoio a trabalhadores

Parlamentares querem verificar condições de funcionamento e fusão dos hospitais João XXII e João Paulo II.

04/03/2020 - 18:33

Deputados de duas comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) farão visita aos hospitais João XXIII (Avenida Professor Alfredo Balena, 400) e João Paulo II (Alameda Ezequiel Dias, 345), ambos na capital, nesta quinta-feira (5/3/20), às 17 horas. As Comissões de Direitos Humanos e do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social querem verificar as condições de funcionamento dos hospitais e entender a proposta de fusão administrativa de ambos.

Os requerimentos que deram origem às visitas são dos deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Betão (PT), Andreia de Jesus (Psol) e Professor Cleiton (PSB). De acordo com a assessoria do deputado Betão, além de entender as condições de funcionamento das intituições, os parlamentares querem conversar sobre a possibilidade de criação de um mecanismo de apoio às reivindicações dos trabalhadores das instituições que estão em greve.

Paralisados parcialmente desde 15 de janeiro, mantendo os serviços dos hospitais em funcionamento para não afetar os cidadãos, funcionários administrativos e técnicos querem um acordo com o Poder Executivo para receberem o 13º salário do último ano, que ainda não foi pago para muitos dos servidores, e para o fim dos parcelamentos dos vencimentos.

Ainda de acordo com o gabinete do deputado Betão, o governo estadual ofereceu como acordo a criação de uma mesa de negociação em troca do fim da greve. O problema é que na proposta não há o abono dos dias paralisados dos servidores, que temem punições, apesar de terem feito a mobilização sem interromper os serviços dos hospitais.

Fusão – A assessoria do deputado Betão disse, ainda, que a fusão administrativa dos dois hospitais já está em andamento e que é importante os parlamentares entenderem em quais condições isso tem sido feito.

Consulte a pauta da visita