O Pensando em Minas debate temas legislativos com políticos e especialistas - Arquivo ALMG

Pensando em Minas será transmitido ao vivo nas redes sociais

Programa da Assembleia busca interação com estudantes do Parlamento Jovem, que poderão fazer perguntas durante o evento.

02/03/2020 - 19:26

Após 26 anos de transmissão unicamente pela TV Assembleia, o Pensando em Minas muda de formato, buscando a convergência com outras mídias. A partir desta terça-feira (3/3/20), às 14 horas, o programa, que trata de temas políticos e legislativos, vai ser transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Para abrir esta nova fase, o Pensando em Minas, criado em 1994 pela Escola do Legislativo, interage com outro programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Parlamento Jovem de Minas, que terá como tema neste ano "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".

A primeira palestra desta nova fase abordará essa temática geral, apresentada por dois especialistas: Apolo Heringer Lisboa, médico, ambientalista idealizador do Projeto Manuelzão e escritor; e Izabel Chiodi, engenheira civil e pesquisadora do Instituto Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto da UFMG.

A mediação do debate fica por conta de Alexandre Bossi, consultor e professor da Escola do Legislativo. Coordenador do Pensando em Minas, ele trará as perguntas e outras intervenções dos internautas, que poderão participar durante o evento.

Nas terças-feiras próximas, outras três palestras serão transmitidas ao vivo pela fanpage do PJ Minas no Facebook e, ainda, pelo canal da Assembleia no Youtube. Essas discussões poderão servir ainda como capacitação para os estudantes que atuarão nas etapas municipais, regionais e estadual do PJ Minas. 

Os temas das palestras serão os seguintes:

  •  10/3 - Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade;
  •  17/3 - Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico;
  •  24/3 - Recursos hídricos e saneamento básico.

Reprises - Essas palestras vão ser também gravadas pela TV Assembleia, que as incluirá na sua grade de programação para que sejam retransmitidas. Além disso, o conteúdo gravado ficará disponível na forma de arquivo de vídeo no Portal da ALMG.

Alexandre Bossi aguarda com grande expectativa a inauguração do novo formato do Pensando em Minas. “Teremos um programa com melhor estrutura profissional e de equipamentos, gravado em estúdio e com grande divulgação via rede social, o que deve garantir maior participação”, disse.

Na sua avaliação, além da conexão com a internet, outro agregador será a participação de estudantes das 105 cidades envolvidas no PJ Minas em 2020.