Defesa do Lago de Furnas pauta pronunciamentos no Plenário
Deputados também apoiam projetos de revisões salariais de servidores e criticam condição de estradas no Estado.
18/02/2020 - 20:07A defesa do maior uso das águas do Lago de Furnas por parte do Estado marcou o tom de pronunciamentos, nesta terça-feira (18/2/20), de vários parlamentares durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Pouco depois da Reunião Extraordinária realizada na manhã e parte da tarde desta terça, na qual foram aprovados projetos de lei que propõem reajustes a algumas categorias, deputados também foram à tribuna para defender os servidores.
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.
Antonio Carlos Arantes (PSDB) destacou a mobilização em defesa do Lago de Furnas. Ele disse que a represa estava perdendo suas águas para outros estados, mas que a classe política já está mobilizada para reverter essa situação. Segundo o deputado, em anos anteriores, as chuvas foram insuficientes para encher o lago, mas, ano passado e neste ano, choveu bem e o lago permanece baixo, porque "estavam soltando nossas águas para São Paulo”.
O parlamentar afirmou não ser contra ajudar o estado vizinho, “mas não ao ponto de prejudicar nossas cidades, com seu turismo e sua agropecuária, principalmente”. Ele anunciou que, no dia 4 de março, vai com outros políticos mineiros a Brasília participar de audiência do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Vamos cobrar do ONS ações para segurar a água do reservatório, até que possamos voltar a ver o ‘Mar de Minas’ no topo", ressaltou.
Frente - Também abordando o tema, os deputados Duarte Bechir (PSD) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) elogiaram a atuação da Frente Parlamentar em Defesa do Lago de Furnas, criada ano passado. O primeiro destacou a mobilização da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), que reúne prefeitos das 34 cidades das regiões Sul e Centro-Oeste de Minas atingidas pelo reservatório. O último reforçou a importância da reunião em Brasília, “para reivindicar direitos e garantir a soberania do Estado”.
Servidores - Os deputados Elismar Prado (Pros) e Cleitinho Azevedo (Cidadania), por sua vez, apoiaram a aprovação dos projetos de reajustes para os servidores estaduais. Elismar Prado lembrou o reajuste de 41% para o setor da segurança pública, mas cobrou do governador Romeu Zema o envio de outras proposições com a revisão salarial de outras categorias, especialmente a educação.
“Que as demais carreiras tenham a valorização que a segurança teve. A sociedade precisa de uma polícia bem aparelhada para combater a violência, bem como outra área estratégica, que é a educação, que forma todos nós”, insistiu Elismar Prado.
Já Cleitinho Azevedo declarou que qualquer aumento de salário de servidor terá seu voto a favor. De acordo com ele, sempre utilizam o argumento da crise econômica para não conceder aumentos salariais, mas, quando se trata dos membros de Poder, essa justificativa é esquecida: “Por que nunca deixam de aumentar o salário dos políticos? O Estado não está quebrado? Já vi juiz e promotor ganhando R$ 500 mil num único mês”, ponderou.
Asfalto - Ele também anunciou que havia conseguido R$ 1,5 milhão com o senador Carlos Viana (PSD-MG) para a compra de uma usina de asfalto para Divinópolis (Centro-Oeste). De acordo com o deputado, o prefeito local não aceitou a verba alegando que a cidade não consegue manter o equipamento. “O recurso não é para o prefeito, é para a cidade. Um dos maiores gargalos que temos em Divinópolis são os buracos, com 90% do asfalto comprometido”, lamentou.
Condição de estradas do Jequitinhonha é criticada
Também abordando as condições das vias, o deputado Doutor Jean Freire (PT) reclamou da situação de várias estradas que dão acesso a municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Conforme se posicionou, são muitos trechos esburacados ou com asfaltamento paralisado. Ele chamou ainda a atenção para as estradas que interligam Teófilo Otoni a várias cidades do Jequitinhonha e destacou a MG-211, entre Setubinha e Capelinha. “Percorri o trajeto e vi como é vergonhosa a situação da estrada”, disse. O deputado anunciou que fará uma audiência para tratar desses problemas.
Youtuber - O deputado Bruno Engler (PSL) se defendeu das acusações que vem sofrendo do youtuber Felipe Neto. Segundo o parlamentar, a Justiça do Rio de Janeiro determinou por liminar que seja retirado do ar vídeo editado por seu assessor acusando o comunicador de divulgar material impróprio para crianças e adolescentes. Bruno Engler respondeu às acusações de edição afirmando que todo o conteúdo editado está contido no vídeo na íntegra, postado na mesma página.
Também citou trecho em que Felipe Neto afirmou que faria um vídeo sobre sexo, fazendo a ressalva de que as crianças deveriam assistir com seus pais, mas já prevendo que elas não iriam chamá-los para isso. “Esta é uma tentativa de intimidação e de censura ao meu gabinete e minha equipe pela imprensa e pela Justiça”, rebateu. Ele também deixou um recado aos pais: “Tomem cuidado com o que seus filhos estão assistindo nas redes sociais”.
Cataguases - Por fim, o deputado Fernando Pacheco (PV) lamentou o fato de, mais uma vez, Cataguases (Zona da Mata), sua terra natal, ter ficado debaixo das águas do Rio Pomba entre a última quinta (13) e sábado (15). Segundo ele, milhares de residências foram atingidas por água contaminada, inclusive com quatro bairros ilhados. Ele pediu ao Governo de Minas que agilize a distribuição dos recursos federais destinados às vítimas das chuvas e se dispôs a destinar suas emendas para esse fim. “Mas tem que ser agora ou não adianta. O recurso tem que chegar ao município já", defendeu.
Comunicações - Ainda na reunião, foram lidas comunicações de vários deputados. Professor Cleiton (PSB) anunciou a adesão do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao Bloco Parlamentar Minas Tem História. Já Roberto Andrade, que também pertencia ao PSB, comunicou sua desfiliação. Com isso, o partido passa a ter apenas um representante na ALMG.
Gustavo Valadares, Líder do Bloco Sou Minas Gerais, indicou Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Raul Belém (PSC), Tito Torres (PSDB) e Noraldino Júnior (PSC) para vice-líderes do bloco.
O deputado Fernando Pacheco comunicou sua filiação do Partido Verde (PV), a partir de 6 de fevereiro deste ano.