Danos também foram contabilizados na Capital - Arquivo ALMG

Estragos causados pelas chuvas serão tema de debate

Comissão deve discutir aplicação dos recursos para socorro de mais de 100 municípios mineiros.

05/02/2020 - 10:16

As fortes chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro deste ano e deixaram mais de 100 municípios em situação de emergência serão tema de debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (6/2/20), às 10 horas. A audiência pública será realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, a pedido do deputado Carlos Henrique (Republicanos) e da deputada Rosângela Reis (Pode), no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo

Segundo a Defesa Civil, desde 24 de janeiro 58 pessoas já morreram em decorrência das chuvas no Estado - 13 delas só na Capital mineira e as demais em outros 22 municípios afetados. Desabamentos e soterramentos foram as principais causas dessas fatalidades.

Além desses casos, outras dezenas de pessoas estão feridas e mais de 40 mil, ainda de acordo com a Defesa Civil, tiveram que deixar suas casas. Dessas, mais de oito mil estão desabrigadas, ou seja, perderam suas casas e precisam de auxílio público para sobreviver.

Os números são a soma das perdas contabilizadas em mais de uma centena de municípios que já decretaram estado de emergência em função dos temporais. Uma das preocupações da comissão na audiência pública será, de acordo com a deputada Rosângela Reis, debater como fazer com que os recursos, principalmente os do governo federal, cheguem também às cidades menores.

Já o deputado Carlos Henrique criticou a atuação da Prefeitura de Belo Horizonte frente aos problemas na Capital e disse que vai cobrar respostas da gestão municipal.