Cerca de 200 participantes receberam orientações sobre a organização e dinâmica do evento, além de informações e materiais de referência

Preparação de coordenadores do PJ Minas chega à reta final

Terceira turma fecha etapa do programa de formação política da Assembleia Legislativa.

09/12/2019 - 16:03

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia, nesta segunda-feira (9/12/19), a terceira turma do curso de formação de coordenadores municipais do Parlamento Jovem de Minas (2020). Os cerca de 200 participantes receberam, ao longo deste mês, orientações sobre a organização e dinâmica do evento, além de informações e materiais de referência sobre o tema dessa edição: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ruth Schmitz de Castro, gerente-geral da Escola do Legislativo, setor técnico responsável pelo programa na Assembleia, ressalta que, além das atividades de preparação, como a palestra ministrada por um dos coordenadores do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, os coordenadores também contarão com outras ações educativas.

Segundo a gestora, a temática do PJ Minas vai dialogar com outros projetos do Parlamento mineiro. Ela citou como exemplo o Assembleia Sustentável e o Pensando em Minas. No âmbito desse último, o programa de debate sobre estudos e pesquisas relativos à política e ao Poder Legislativo vai dedicar as primeiras quatro edições de 2020 ao tema e subtemas do Parlamento Jovem, sendo eles: Mudanças Climáticas e Proteção à biodiversidade; Práticas sustentáveis e Desenvolvimento Econômico; e Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Danúbia Caetano Segala, coordenadora de Conselheiro Pena (Rio Doce) pela primeira vez, conta que já atuou no programa como monitora nos anos de 2018 e 2019. Para Danúbia, o curso trouxe a base e os conhecimentos necessários para que ela possa, por sua vez, orientar os alunos. “É um tema de extrema relevância social, mas complexo”, pondera.

A coordenadora salientou que a preparação tanto dos coordenadores, e, em especial, dos alunos, é um dos requisitos para que os jovens possam apresentar propostas, de fato, efetivas e viáveis, sobretudo para as questões ambientais que mais afligem os cidadãos da região: a construção de uma estação de tratamento de esgoto e a regularização do aterro sanitário da cidade.

Já o coordenador de Unaí (Noroeste), Cleber Alves Avelar, disse que a volta ao PJ Minas foi comemorada pelos estudantes da cidade. O município não participou da edição de 2019. Também, para ele, os problemas ambientais da região devem priorizar a pauta dos estudantes, dentre eles, os impactos da mineração e da produção de grãos, como o uso em larga escala de agrotóxicos.

Próximos passos - Vencida essa etapa, os coordenadores darão início às mobilizações das escolas e câmaras municipais. Cada cidade organiza o seu cronograma de atividades que buscam preparar os estudantes para as discussões e a elaboração das propostas.

Como nem todas as sugestões apresentadas pelos municípios são aproveitadas durante a fase regional do programa, essas contribuições poderão também ser trabalhadas pelas próprias câmaras municipais para encaminhamentos dos problemas específicos que afetam a população local.