Plenário também aprovou projeto que busca alterar sigla do Departamento de Estradas de Rodagem

Aprovado PL que altera homologação de acordos ambientais

Aprovado em 1º turno, PL busca simplificar acordos que preveem a conversão de multas em medidas de proteção ambiental.

27/11/2019 - 13:31

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta quarta-feira (27/11/19), em Reunião Extraordinária, o Projeto de Lei (PL) 787/19, do deputado Noraldino Júnior (PSC). A proposição, que passou em 1º turno, altera o inciso V do artigo 14 da Lei 21.972, de 2016, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O objetivo da matéria, segundo seu autor, é simplificar a celebração de acordos que preveem a conversão de multas em execução de medidas de proteção ambiental.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

Atualmente, conforme o inciso V do artigo 14 da lei que organiza o Sisema, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) é responsável por homologar a celebração desses acordos. O projeto busca eliminar a necessidade de homologação.

O Copam, segundo o PL 787/19, ficaria responsável apenas pelo estabelecimento de diretrizes para a celebração dos acordos.

O projeto foi aprovado em Plenário, em 1º turno, com a emenda nº 1, da Comissão de Administração Pública, que lista as leis que deverão ser observadas na celebração dos acordos, a fim de conferir mais segurança jurídica à mudança. São elas a Lei 7.772, de 1980, que dispõe sobre a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, a Lei 14.181, de 2002, que dispõe sobre a política de proteção à fauna e à flora aquáticas e de desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Estado, e a Lei 20.922, de 2013, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado.

Agora, o PL 787/19 volta à Comissão de Administração Pública para análise em 2º turno, antes da discussão e da votação definitiva em Plenário.

DEER – Também foi aprovado em Plenário, em 1º turno, o PL 1.225/19, do deputado Gustavo Valadares (PSDB), que altera o parágrafo 2º do artigo 1º da Lei 22.288, de 2016, com o intuito de mudar de DEER para DER a sigla do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado. O autor do projeto argumenta que a sigla DER, utilizada anteriormente, já está consagrada pela história.

A matéria passou na forma do substitutivo nº 2, da Comissão de Administração Pública, que faz a adequação da sigla em diversas normas que mencionam o órgão estadual. A mesma comissão vai analisar a matéria em 2º turno.