Educação faz audiência em Neves e visita escolas
Comissão inicia semana com debate no IFMG e vai, nos dias seguintes, a outras instituições de ensino e pesquisa.
22/11/2019 - 15:56A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na semana de 25 a 29 de novembro, uma série de atividades que têm como objetivo discutir e verificar as condições de funcionamento de diferentes instituições. Todas elas são resultado de requerimentos da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT).
A programação se inicia na segunda-feira (25/11/19), às 9h30, com uma audiência pública em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é debater a situação do campus local do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
A convocação da reunião é motivada, segundo o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, por relatos da comunidade acadêmica de que cortes nas verbas federais, promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), teriam prejudicado atividades de extensão e pesquisa e adiado o projeto de expansão do campus de IFMG em Ribeirão das Neves.
Também há relatos, segundo a assessoria da parlamentar, de problemas de acessibilidade ao campus e de falta de segurança no horário noturno, em virtude da insuficiência de iluminação.
A audiência será no Auditório do Campus do Instituto Federal de Minas Gerais em Ribeirão das Neves (Rua Taiobeiras, 169 - Sevilha 2ª Seção).
Visitas – A Comissão de Educação faz também quatro visitas técnicas durante a semana, três delas na Capital e uma em Betim (RMBH).
Na terça-feira (26/11/19), a partir das 9 horas, a comissão vai a duas escolas estaduais no Bairro Pindorama, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Serão visitadas a Escola Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado e a Escola Estadual Guimarães Rosa. O objetivo é verificar as condições de funcionamento e o atendimento prestado à comunidade escolar.
No caso da Escola Doutor Lucas Monteiro Machado, segundo o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, há ameaça de fechamento, o que sobrecarregaria outras escolas da região.
Na quarta-feira (27/11/19), às 18h30, a visita será à Escola Estadual Simão da Cunha, em Betim (Rua Diamantina, 230 - Conjunto Habitacional Homero Gil). O objetivo, nesse caso, é verificar a necessidade de abertura de vagas, na instituição, para o ensino profissionalizante.
Na quinta-feira (28/11/19), às 9h30, a Comissão de Educação vai à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (Rua Conde Pereira Carneiro, 80 – Gameleira). A finalidade da visita é conhecer as pesquisas desenvolvidas pela instituição.
Fundada em 1907, a Funed se destaca na produção de medicamentos na América Latina e tem papel fundamental na pesquisa sobre saúde em Minas Gerais. Ela é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde.
A agenda de visitas da semana se encerra na sexta-feira (29/11/19), também às 9h30, na Escola de Saúde Pública, na Capital (Avenida Augusto de Lima, 2.061 – Barro Preto). Lá, a comissão pretende averiguar as condições de funcionamento da instituição.
A Escola de Saúde Pública foi fundada em 1946 e ofereceu, no ano seguinte, o primeiro curso do Estado nessa área. Ela também contribui com projetos de pesquisa, formação de profissionais e apoio à estruturação de serviços públicos de saúde.
Consulte as pautas das visitas às escolas no Pindorama, à escola em Betim, à Funed e à Escola de Saúde Pública.