Sem o controle de peso, caminhões utilizam a rodovia como desvio, degradando o asfalto - Arquivo ALMG

Obras inacabadas na MG-120 serão tema de audiência

Reunião, a ser realizada em Itabira, deve tratar, entre outras coisas, de balança para caminhões.

19/11/2019 - 12:56

A situação da rodovia MG-120 será tema de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (21/11/19). A reunião foi solicitada pelo deputado Leo Portela (PL) e será realizada às 19 horas na Câmara Municipal de Itabira (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651).

Desde 2013, a MG-120 é de responsabilidade do Consórcio Libe/Asteca/Conserva, que venceu a licitação no âmbito do programa de recuperação das estradas mineiras, na época batizado de ProMG. Várias obras de melhorias foram, então, iniciadas, mas estão inacabadas e foram abandonadas, gerando transtornos para moradores dos municípios atendidos, como Itabira, Nova Era e Ferros, na região Central.

Segundo informações do gabinete do deputado Leo Portela, uma das reivindicações diz respeito a uma balança que seria instalada entre o trevo do Itabiruçu e o radar do Barro Branco.

Apesar de ter anunciado o início da instalação de tal balança ainda em 2013, o consórcio ainda não efetivou a melhoria. O problema é que, sem o controle de peso para os caminhões, vários veículos usam o trecho como desvio à BR-381 e, como consequência, aceleram a degradação da estrada.

Além disso, a necessidade de manutenção em alguns trechos e de obras para vias de acesso aos municípios deve ser discutida na reunião.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião