Espetáculo foi escrito e é encenado pela artista Rita Maia

Peça em formato solo retrata universo feminino

Atriz Rita Maia traz o espetáculo “Ciclos” para o Zás desta quinta-feira (7); maternidade é o tema central.

04/11/2019 - 12:06

Encenado e escrito pela artista Rita Maia, a peça solo “Ciclos” é a atração do Projeto Zás desta quinta-feira (7/11/19), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O monólogo aborda questões do universo feminino contemporâneo.

A obra, dirigida por Juliana Pautilla, trata a maternidade na vida da mulher, até mesmo na escolha de não exercê-la. Para além do tema central, questões como a passagem do tempo, a maturidade e a emancipação feminina também estão presentes.

O espetáculo traz ainda as relações humanas, a quebra de convenções, entre outras discussões, para criar um retrato íntimo e comum às mulheres da atualidade.

A peça originou-se da Mostra de Solos do grupo Teatro Invertido, que tinha como tema central o conceito de “crise”. A exposição permitiu que artistas desenvolvessem, de acordo com suas próprias vivências, uma obra teatral.

Sobre a atriz – Rita Maia é atriz, diretora, dramaturga, arte-educadora e mestre em Teatro. Figurou em peças como “Os ancestrais”, "Medeiazonamorta" e "Procura-se uma rosa". Como dramaturga, além de escrever e encenar “Ciclos”, teve participação nos espetáculos "Estado de coma" e "Proibido retornar".

Assista abaixo à entrevista de Rita e Juliana sobre a peça, no programa Agenda, da Rede Minas:

https://www.youtube.com/watch?v=PJRKsBywX04

Assembleia Cultural – O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia. É exibido pela TV Assembleia, na sexta-feira, às 23h30, com reprises no sábado, às 15h50 e às 19h30, e no domingo, às 8h30 e à meia-noite.

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.