Consultor aborda importância dos investimentos em ferrovias
Comissão planeja debate para colher subsídios e traçar estratégias para a retomada do modal ferroviário em Minas Gerais.
30/10/2019 - 16:06A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, nesta quinta-feira (31/10/19), o consultor Luiz Antônio Athayde Vasconcelos. Ele vai debater com parlamentares e especialistas a utilização dos recursos provenientes da antecipação das renovações das concessões ferroviárias. A reunião será às 14h15, no Plenarinho IV.
Empresas que operam a malha ferroviária brasileira estão, neste momento, em processo de renovação antecipada de seus contratos com a União, o que deve injetar recursos no setor. Três ferrovias passam por Minas Gerais: a Vitória a Minas, operada pela Vale; e as malhas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atual VLI, e da MRS Logística.
Por essa razão, Minas está em busca de recursos que possam ser aplicadas no modal ferroviário, garantindo não apenas o transporte de produtos da cadeia do minério de ferro, mas também de cargas gerais e de passageiros. Ao mesmo tempo, o governo de Minas está elaborando o Plano Estratégico Ferroviário (PEF), com uma lista hierarquizada de projetos aptos a receberem esses investimentos.
Nesse contexto, Luiz Antônio vai tratar da importância desses recursos para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele é consultor de Estratégia Econômica e Presidente da Héstia Consultoria – Governança Econômica e já foi secretário de Relações Internacionais de Minas Gerais em governos passados, tendo captado recursos para o planejamento metropolitano de Belo Horizonte, conforme destaca o presidente da Comissão Pró-Ferrovias, deputado João Leite (PSDB).
O parlamentar salienta que Luiz Antônio foi também contratado pela prefeitura de Uberlândia como consultor do Plano Estratégico Ferroviário do Triângulo e Alto Paranaíba, estudo recém-concluído. “Como estamos elaborando o PEF para Minas Gerais, é importante ouvi-lo. Todo o conteúdo do debate será encaminhado para a Fundação Dom Cabral, que está desenvolvendo o plano estadual”, afirmou.
Os deputados Osvaldo Lopes (PSD) e Professor Cleiton (PSB) assinam com João Leite o requerimento para a reunião.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.