Câncer de mama pauta audiência no Outubro Rosa
Na quarta (30), comissão reúne entidades e especialistas para debater priorização de políticas de prevenção.
25/10/2019 - 16:24Ainda dentro da programação pelo Outubro Rosa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALM), a Comissão de Saúde promove nesta quarta-feira (30/10/19) audiência pública para debater as politicas desenvolvidas no Estado para o câncer de mama e celebrar as ações de prevenção e combate à doença.
A reunião foi solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), que preside a comissão, e será realizada às 10 horas, no Teatro da ALMG.
Segunda maior causa de morte entre as brasileiras, o câncer de mama tem cerca de 50 mil novos casos por ano registrados no País, conforme apontam dados do Ministério da Saúde.
Além da prevenção, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura da paciente. Por isso, o deputado alerta para a necessidade de priorizar políticas públicas mais eficientes de prevenção e tratamento.
Ele defende, por exemplo, que as mulheres a partir dos 40 anos de idade tenham acesso à mamografia sem a necessidade de prescrição médica.
Desde 2016 a Assembleia de Minas participa da campanha Outubro Rosa, com uma série de ações para conscientizar a sociedade sobre fatores de risco e medidas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Para a audiência, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Saúde, além de representantes do Ministério Público, do Instituto Mário Penna, de entidades de apoio a pacientes e ainda médicos oncologistas.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.