Em sua sétima edição, festival traz técnicas de meditação e promoção da cultura da paz  - Arquivo ALMG

Festival promove técnicas variadas de meditação

Atividade será no dia 19 de outubro, na ALMG, e terá programação durante todo o sábado. Participação é gratuita.

07/10/2019 - 15:08

Com o objetivo de divulgar oito técnicas de meditação e promover a cultura da paz, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza o VII Festival de Meditação “Todos pela paz”. O evento será no sábado (19/10/19), no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, com atividades gratuitas das 7h10 às 18 horas.

O encerramento será às 18h30 com show Pharmácia de Música, do compositor e instrumentista mineiro Marcus Viana. Este ano, crianças entre cinco e 11 anos poderão meditar em um espaço exclusivo para elas.

Inscrições – Não é necessário se inscrever, mas a participação está sujeita à lotação do espaço. Os interessados devem levar seu tapete para as práticas.

Confira a programação:

  • Das 7h10 às 8h20 – Meditação No Dimensions – Condução: Juliana Garcia Premdasi

É um método para centrar a energia no hara – a área exatamente abaixo do umbigo. É uma técnica dividida em três estágios, que usa a respiração e uma série de movimentos corporais coordenados. A música, criada especificamente para essa meditação, começa lentamente e vai gradualmente ficando mais rápida como uma força enaltecedora.

  • Das 8h30 às 9h30 – Vivência animal de poder – Condução: Morgane Avelar

Os animais simbolizam aspectos instintivos e inconscientes do ser. Nessa meditação guiada, somos levados ao encontro do nosso animal interior. Aprendendo sobre os aspectos animais de nossa própria natureza, podemos nos conectar com padrões instintivos que guiam o comportamento dos animais e que estão presentes nos seres humanos, sendo uma fonte inesgotável de sabedoria.

  • Das 9h40 às 10h50 – Tension Releasing Exercises (TRE) – Exercício para liberação das tensões – Condução: Cláudia Miho

Um corpo relaxado e em perfeito equilíbrio nos permite estar no mundo de forma mais serena e pacífica. Por meio de exercícios conscientes, a técnica estimula os mecanismos de autorregulação do sistema nervoso autônomo, trazendo relaxamento profundo, melhoria do sono, da ansiedade e de outros sintomas do estresse.

  • Das 11h10 às 12h30 – Respiração circular – Condução: Moksha (Sirlene)

É uma técnica simples de respiração que promove muitos benefícios para o corpo e a mente. A prática alivia a tensão interna e permite a fluidez da energia estagnada no corpo, promovendo diversas sensações e o contato com emoções mais profundas. O objetivo é despertar a arte de se relacionar bem consigo mesmo e com o outro.

  • Das 13h40 às 14h20 – Meditação cristã – Condução: Marisa Gontijo

Aprender a ser silencioso ao desenvolver a atenção. Esse silêncio pacifica o torvelinho interior e cura a ira, a ansiedade e a amargura destrutivas. Com ele, é possível se abrir ao conhecimento mútuo, à reciprocidade, ao amor verdadeiro. Na tradição cristã, a meditação é o cultivo desse silêncio, com toda a simplicidade.

  • Das 14h30 às 15h30 – Mantra-yoga – Condução: Sri Krishna Murti Das e membros da Iskcon – Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna

Parte essencial do bhakti-yoga (o yoga da devoção), o kirtana ou mantra-yoga consiste no canto e na entoação de mantras, numa antiquíssima e eficaz prática meditativa, que ajuda a libertar a mente das atribulações e sentimentos negativos. O mantra-yoga é uma meditação dinâmica e atrativa, possível para todas as pessoas.

  • Das 15h40 às 17h10 – Meditação do gongo – Condução: Sat Sunder Singh

O gongo é um som primal e um instrumento antigo e sagrado de cura, renovação e transformação, que, ao ser tocado de forma correta, cria uma ressonância no corpo e na mente. Ele impacta o corpo e seus meridianos, liberando os bloqueios, reduzindo a tensão e estimulando a circulação. O resultado é uma reorganização do sistema nervoso, da energia emocional e dos sentimentos que estão atados no corpo.

  • Das 17h10 às 18h00 – Zazen – Condução: Cláudia Miho

O zazen é o coração da prática zen-budista. “Za” significa sentar e “zen”, que é a pronúncia japonesa do ideograma chinês chan, é o “estado de concentração ou absorção”, próprio da prática meditativa. Exercícios de respiração consciente, exploração dos sentidos e investigação do pensamento serão propostos. A vivência será focada na integração com o momento presente, para o desenvolvimento de relações mais lúcidas entre o sujeito e a sua realidade.

  • Das 18h30 às 19h30 – Apresentação de Marcus Viana, com o show “Pharmácia de Música: tocando a música das esferas”

O compositor e multi-instrumentista mineiro Marcus Viana encerra a programação do festival de meditação com seu projeto de musicoterapia, desenvolvido para hospitais, casas de saúde, penitenciárias e clínicas psiquiátricas. No show, ele apresentará composições que têm como foco a cura do corpo e da mente.

Marcus Viana desenvolve, desde a década de 1970, uma significativa produção musical. Nos anos 1980, criou o grupo Sagrado Coração da Terra, ícone do movimento progressivo nacional e internacional. O músico lançou mais de 70 CDs, sendo um terço deles dedicados à linha holística, de relaxamento, cura e meditação.

Considerado como um dos principais compositores de música instrumental brasileira, se destaca por suas inúmeras trilhas sonoras para a TV e o cinema, em produções como Pantanal, Terra Nostra, O Clone, A Casa das Sete Mulheres e Olga, que alcançaram projeção nacional e internacional.

Espaço-mirim

  • Das 10h40 às 11h10 – Meditação para crianças – Condução: Mariângela Ryosen

Será um encontro para crianças de cinco a 11 anos construírem um saber sobre si mesmas, vivenciando o poder da respiração, o valor da postura correta e da concentração.