Duo Marcelo e Rodrigo
Coro integra alunos de graduação da Uemg

Piano a quatro mãos e coral são atrações do Segunda Musical

Programação desta semana será executada por professores e estudantes da Escola de Música da UEMG.

03/10/2019 - 20:31

Nesta segunda-feira (7/10/19), às 20 horas, o Teatro receberá, em recitais de piano e coral, alunos e professores da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (Esmu/Uemg).

Na primeira metade do Segunda Musical desta semana, o Duo Sampaio-Miranda, formado por Marcelo Sampaio e Rodrigo Miranda, interpretará, no piano a quatro mãos, a obra "En la aldea", do compositor espanhol romântico Enrique Granados.

Na segunda parte, o Coro Masculino da Esmu/Uemg apresentará, entre outros, obras dos músicos italianos do período Renascentista Orazio Vecchi, Thoinot Arbeu e Jacopo Peri e dos compositores contemporâneos John Rutter e Vangelis.

Professor da Uemg, Marcelo Sampaio é graduado em Piano pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Piano e Música de Câmara pela Academia Nacional de Música. Possui, ainda, mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutorado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado-sanduíche pelo Instituto de Educação da University College London, na Inglaterra.

Rodrigo Miranda graduou-se em Piano pela UFMG e estudou na Hartt School of Music em Hartford, em Connecticut (EUA). Publicou e lançou, em 2006, o livro e o álbum “Do Conservatório à Escola: 80 Anos de Criação Musical em Belo Horizonte”. No mesmo ano, co-fundou o grupo coral Vallis Musicae, com o qual realizou turnês no Brasil e no exterior, em países como Estados Unidos, Espanha, Argentina, Irlanda e Reino Unido. Rodrigo também integra o corpo docente da Uemg.

Coro – Formado por alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música e licenciatura em Educação Musical da Uemg, o Coro Masculino foi criado em 2018 com o intuito de dar continuidade à prática do canto coral durante a formação acadêmica. O grupo já se apresentou em vários espaços culturais da cidade, sob a regência da professora Thais Marques.

Thais, por sua vez, é doutora em História, mestre em Piano, especialista em Educação Musical pela UFMG e bacharel em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É responsável, desde 2002, pelo coro do Curso de licenciatura em música, o coro infanto-juvenil e o coro de funcionários, todos da Esmu/Uemg. A artista também está à frente dos corais infantis do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.