Bruno Cruz, Emanuelle Cardoso e Mariana Redd
O violonista Lucas Matos Pinto

Recitais de violão, canto e piano estão no Segunda Musical

Apresentações são nesta segunda-feira (30), às 20 horas, no Teatro da Assembleia.

26/09/2019 - 19:55

O Segunda Musical desta semana será dividido em duas partes: uma apresentação solo de violão e, posteriormente, composições executadas em trio de canto e piano. As performances estão marcadas para esta segunda-feira (30/9/19), às 20 horas, no Teatro.

Na primeira metade do programa, o violonista Lucas Matos Pinto apresenta músicas escritas pelos europeus Johann Sebastian Bach e Fernando Sor e pelos instrumentistas brasileiros Marco Pereira e Sérgio Assad.

A segunda parte traz o trio formado pelo pianista Bruno Cruz, pela soprano Emanuelle Cardoso e pela mezzo-soprano Mariana Redd. Os músicos interpretarão duetos dos europeus Amadeus Mozart, Jacques Offenbach, Felix Mendelssohn, Léo Delibes e do cantor anglo-indiano Engelbert Humperdinck.

Os duetos "Son nata a lagrimar", de Georg Friedrich Händel, e "We are Women", de Leonard Bernstein, não muito comuns nas apresentações musicais de Belo Horizonte, também fazem parte do repertório do trio.

Sobre os músicos

O belo-horizontino Lucas Matos Pinto teve seu primeiro contato com a prática musical aos 15 anos. Em 2017, iniciou o bacharelado em Música, com habilitação em Violão Clássico, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor de violão clássico e popular no Centro de Extensão da UFMG por dois anos. Em 2018, recebeu prêmios no 1° Concurso Nacional de Violão Assovio Vertentes, no XXII Concurso Nacional de Violão Musicalis e no XXIX Concurso de violão Souza Lima.

Bruno Cruz iniciou seus estudos em música aos 11 anos e concluiu o bacharelado em Piano em 2003, na Escola de Música da UFMG. Estudou, também, no Conservatoire Regional Du Grand Nancy, da França. Como pianista, já participou de concursos como o XXI Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini, o XIII Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella e o V Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez, todos em 2004.

A soprano Emanuelle Cardoso formou-se em Canto em 2014 pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar-FCS). Foi solista em obras de Bach, Vivaldi, Mozart, Brahms, Britten, entre outros. Foi, também, regente e solista na Cantata de Natal da ALMG e integrante do Ars Nova, Coral da UFMG. Em 2014, venceu o Concurso Jovem Músico BDMG. É bacharelanda em Canto pela UFMG e atua como regente do Coral Campus em Canto, da mesma instituição, e do Coral Sicoob Credicom.

A mezzo-soprano Mariana Redd é bacharel em Música e Canto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e em Letras pela UFMG. A artista participou como solista de concertos das obras "Paixão segundo São João", "Missa afrobrasileira de batuque e acalanto", "Requiem", como também em diversos concertos de música coral. Em 2016, participou do coro criado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Colaborou com o Coro Lírico de Minas Gerais em recitais como "Tosca", em 2012, "Nona sinfonia", em 2013 e 2015, e "Requiem de Verdi" e "Carmina Burana", ambos de 2016. Atualmente, Mariana é contralto no Coro Madrigale e no Ars Nova - Coral da UFMG.

Parceria – Emanuelle e Mariana já cantaram duetos em diversos recitais e festivais do País, como IV Gramado in Concert e o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), além de eventos das Escolas de Música da UFMG e da Uemg. Em 2017, participaram do projeto Encontro Lírico, apresentando-se no Conservatório da UFMG, no projeto Palco Livre, com duetos, trios e árias solo. Fazem parte do Coro Madrigale como coristas, dividindo solos de peças consagradas de diversos compositores.