A energia eólica é uma das que pode ser afetada pelas mudanças no clima em todo o planeta - Arquivo ALMG

Matriz energética do País será tema de audiência

Comissão promove debate sobre as consequências das mudanças climáticas na geração de energia renovável.

20/09/2019 - 19:12

O impacto da mudança climática global na geração de energia renovável no Brasil, privilegiado por ter uma ampla gama de recursos naturais, será debatido em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (24/9/19). A reunião, solicitada pelo deputado João Vítor Xavier (Cidadania), está agendada para as 14h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

O parlamentar argumenta que, com o aumento da temperatura no planeta, se tornou fundamental a proposição de políticas e a definição de estratégias relacionadas ao desenvolvimento de novos instrumento de gestão ambiental e de uma matriz energética sustentável.

Ele destaca que a energia hidrelétrica é a principal fonte de energia no Brasil, enquanto a eólica está crescendo nos últimos anos e a solar vem despontando como uma grande oportunidade para a geração distribuída. Todas elas estão intimamente ligadas às condições climáticas e metereológicas.

“Uma das consequências do aumento da temperatura em todo o globo é a diminuição do regime de chuvas em algumas regiões. A Amazônia, responsável pela formação dos chamados ‘rios voadores’ (massas de vapor de água que viajam pelos ares, levando chuvas para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul), é uma das zonas afetadas”, pondera João Vítor Xavier, em seu requerimento para a realização da audiência.

Foram convidados a participar das discussões o secretário-executivo do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência de Belo Horizonte, Dany Amaral, e representantes de entidades relacionadas ao meio ambiente.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a pauta da reunião.