O Ballet Jovem Minas Gerais se apresenta nesta quinta (26)

Ballet Jovem de Minas se apresenta no Zás desta semana

Coreografias tematizam, nesta quinta (26), consequências da insônia e o cotidiano dos artistas de dança brasileiro.

19/09/2019 - 20:21

O Ballet Jovem Minas Gerais traz ao Teatro as coreografias “Goldberd”, de 2018, e “Tex”, de 2017, idealizadas pelos artistas Tíndaro Silvano e Leandro Belilo, respectivamente. Em sua performance, o grupo aborda a insônia e a realidade dos brasileiros envolvidos com a dança.

A apresentação, que faz parte do projeto Zás, é nesta quinta-feira (26/9/19), às 19 horas.

A coreografia de Tíndaro, “Goldberg”, é inspirada nas composições de piano de mesmo nome escritas por Bach, em 1741, para um conde russo que sofria de insônia. Os dançarinos abordam o “nervosismo” e o “incômodo” desse distúrbio. O balé é executado ao som da versão de Jacques Loussier Trio, que interpretaram a obra de Bach em forma de jazz.

Por sua vez, “Tex” é uma coreografia que busca tematizar o cotidiano dos dançarinos no Brasil, em relação a todas as adversidades que enfrentam. O título faz referência à palavra marmitex, como um símbolo da realidade sem glamour que a dança cênica passa. A apresentação simboliza, sobretudo, a vida de cada um dos jovens bailarinos que se sacrificam diariamente pelo ofício.

GrupoO Ballet Jovem Minas Gerais surgiu em 2007 como iniciativa do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, para apoiar jovens a partir de 17 anos que desejavam ingressar no universo da dança. Em 2015, entretanto, o grupo se desvinculou da fundação e tornou-se independente. Atualmente, realiza suas performances por meio de parcerias privadas e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O balé já criou 29 coreografias e se apresentou em 26 cidades brasileiras. Durante sua trajetória, acumulou prêmios Usiminas/Sinparc, Sesc/Sated e Copasa/Sinparc em diversas categorias, como Maior Público de Dança, Melhor Concepção, Melhor Figurino e Melhor Bailarino(a).

Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia. É exibido pela TV Assembleia, na sexta-feira, às 23h30, com reprises no sábado, às 15h50 e às 19h30, e no domingo, às 8h30 e à meia-noite.

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.