Sofia e Bruno se apresentam no Zás desta semana

Duo traz composições contemporâneas para o Segunda Musical

Recital, às 20 horas, no Teatro, é composto por três obras escritas para violino e marimba.

20/09/2019 - 15:55

Em recital de violino e marimba, o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos apresenta no Segunda Musical obras de artistas contemporâneos, compostas para serem executadas nesses dois instrumentos. Os artistas sobem ao palco nesta segunda-feira (23/9/19), às 20 horas, no Teatro.

O repertório é formado por "Atlas-Pumas", "Suite: Eight Haiku by Richard Wright" e "Arbor Una Nobilis", dos compositores Gabriela Ortiz, Jacob Bancks e Judah Adashi, respectivamente.

Criado em 2016, o duo visa a exploração da música original e adaptada para a formação violino e marimba, assim como a divulgação da obra de compositores da América Latina e demais artistas lusófonos. Os dois instrumentistas são professores do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Composições – Inspirada na rivalidade entre dois times do futebol mexicano, a obra "Atlas-Pumas", de Gabriela Ortiz, foi composta em 1996 e é dividida em três movimentos que recriam, musicalmente, três partes de um jogo de futebol: o primeiro tempo, o intervalo e o segundo tempo.

A "Suite: Eight Haiku by Richard Wright" foi composta por Judah Adashi em 2001, a partir de uma seleção de oito Haikais do escritor Richard Wright (1908-1960), forma curta de poesia originada do japão.

"Arbor Una Nobilis" é uma composição de Jacob Bancks escrita em 2009. A obra é baseada no canto gregoriano Crux Fidelis, executado tradicionalmente na Sexta-Feira da Paixão.

Sobre os artistas – Sofia Leandro graduou-se em Licenciatura em Música, no ano de 2010, e obteve mestrado em ensino de Música em 2012, na Universidade de Aveiro (Portugal). Trabalhou com várias orquestras e atuou como professora em escolas do norte portucalense. Desenvolveu projetos de música de câmara com a pianista Francisca Fernandes e com o Trio Ímpar, onde interpretou, sobretudo, música contemporânea.

O percussionista Bruno Santos possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado pela Universidade de Aveiro. Foi membro fundador do grupo Oficina Música Viva e do trio de percussão Prucututrá, em Belo Horizonte. Já trabalhou na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e nos grupos de percussão portugueses Drumming e Simantra e com os artistas João Pedro de Oliveira, de Portugal, Harvey Wainapel, dos EUA, Toninho Horta, Caíto Marcondes e Felipe José.

Assembleia Cultural – O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro da ALMG. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.