O espetáculo de dança Balança Brasil, com o Grupo Guararás, foi um dos selecionados para o Zás em 2019 - Arquivo ALMG

Publicados editais de seleção de projetos culturais de 2020

Propostas de shows, espetáculos de dança, teatro, música erudita e artes visuais podem ser inscritas de 30/9 a 11/10.

18/09/2019 - 16:22

Interessados em se apresentarem no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ou exporem seus trabalhos na Galeria de Arte em 2020 podem se inscrever gratuitamente para a seleção pública dos cinco projetos do Assembleia Cultural. De 30 de setembro a 11 de outubro, serão aceitas propostas para mostras de artes visuais e de artesanato, shows, espetáculos teatrais, de dança e de música erudita.

Os editais foram publicados na última sexta-feira (13/9/19) no Diário do Legislativo. Uma errata no edital do Segunda Musical foi publicada na edição desta terça (17). As regras e os procedimentos de inscrições de cada projeto estão disponíveis para consulta na página do programa.

Inscrições – Poderão ser realizadas via Sedex ou pessoalmente, das 8 às 18 horas, no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (Rua Rodrigues Caldas, 30, no Bairro Santo Agostinho). Apenas a inscrição para o Segunda Musical será por meio de formulário eletrônico que estará disponível na página do Assembleia Cultural. As atividades selecionadas serão realizadas entre março e dezembro de 2020.

A análise das propostas técnicas será feita por pareceristas, que foram selecionados por meio de edital público. A seleção do Segunda Musical será por meio de audição pública.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 2108-7303 e 2108-7305, das 8 às 18 horas, e pelo endereço eletrônico selecao.cultural@almg.gov.br.

Assembleia Cultural reúne cinco projetos

Destinado à promoção das diferentes manifestações artísticas e culturais do Estado, o Assembleia Cultural é composto por cinco projetos com características e critérios de seleção específicos, sendo eles:

Segunda Musical: desenvolvido há 18 anos, tem por objetivo reconhecer e incentivar jovens estudantes de música erudita, a partir de 16 anos, em qualquer nível de formação. Os recitais, que podem ser individuais ou em grupo, são gratuitos e realizados às segundas-feiras, às 20 horas, no Teatro.

  • A seleção é feita em audição pública de no máximo 10 minutos, por profissionais especializados.
  • Aos participantes, a Assembleia oferece ajuda de custo, divulgação do evento, gravação e posterior transmissão do concerto pela TV Assembleia.
  • Para grupos de câmara, é permitida a participação de músicos que não sejam estudantes.

Zás: a iniciativa tem 23 anos de trajetória oferecendo gratuitamente espetáculos de música, teatro, dança, humor e poesia, entre outras manifestações artísticas. É realizado às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro.

  • Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com propostas autorais, independentes e/ou inovadoras.
  • Os artistas selecionados recebem pela apresentação. A Assembleia também é responsável pela divulgação do evento, gravação e posterior transmissão do espetáculo pela TV Assembleia.

Mineiranças: a Assembleia cede para associações de artesãos o uso da Galeria de Arte para a realização de feiras e exposições com o intuito de valorizar as práticas culturais de comunidades mineiras, sobretudo o artesanato, os ofícios tradicionais e a cultura popular regional.

  • Nessa modalidade, a Casa oferece o espaço e a infraestrutura para montagem da mostra.
  • Cada evento tem a duração de uma semana (cinco dias úteis), sendo que o espaço é aberto a visitações de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
  • Podem se inscrever coletivos de artesãos representados por associações ou cooperativas legalmente constituídas como pessoa jurídica e sediadas em Minas Gerais.

Ocupações – Galeria de Arte: cessão de espaço que busca promover trabalhos de artistas e grupos de artes visuais, em suas variadas expressões: pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outros.

  • São aceitas propostas individuais ou coletivas.
  • Nessa modalidade, a Casa cede o espaço e também a infraestrutura para montagem da mostra.
  • Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, com propostas individuais ou coletivas, sendo que cada temporada (três semanas) será composta por duas propostas individuais ou uma proposta de coletivo artístico. A Galeria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Ocupações – Teatro: as apresentações são aos fins de semana (sextas, sábados e domingos), sendo permitida a inscrição de espetáculos de teatro adulto e infantil, shows, humor, dança, performance e outros.

  • Nessa modalidade, a Casa cede o espaço, sendo responsável também pela divulgação do espetáculo e assessoria técnica. O restante, como bilheteria, é de responsabilidade da produção.
  • Neste ano, o projeto permitirá a inscrição de pessoas físicas. Com essa mudança, espera-se privilegiar espetáculos de escolas de teatro e de grupos amadores.