Reunião também deve homenagear o Jornal Brasil de Fato, pelos seis anos de operação em Minas - Arquivo ALMG

Democratização da comunicação será tema de audiência

Comissão vai discutir a importância da imprensa alternativa na diversificação de linhas editorais.

06/09/2019 - 12:17

A democratização da comunicação será tema de audiência pública na próxima terça-feira (10/9/19) na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será às 18h30, no Auditório do andar SE da Casa Legislativa, e deve abrigar também uma homenagem aos seis anos de operação em Minas Gerais do Jornal Brasil de Fato.

Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião deve tratar da importância de se incentivar veículos da chamada “imprensa alternativa”, ou seja, aqueles que não fazem parte de grandes conglomerados de mídia. Esses veículos tendem a oferecer interpretações dos fatos e linhas editorais diferentes daqueles que comumente são encontrados nos jornais chamados de “mainstream”.

Essa diversificação de abordagens editorais tem sido ampliada com o uso de tecnologias que facilitam a distribuição do conteúdo e têm o potencial de democratizar a comunicação na medida em que permitem a expressão de vozes diversas. Assim, a comissão convidou jornalistas e representantes de classe, além de membros de movimentos populares da sociedade civil, para discutir a questão.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.