Animais também foram vítimas de rompimento de barragem de rejeitos em Brumadinho - Arquivo ALMG

Proteção aos animais pauta visitas e audiência da ALMG

Uma das atividades será realizada em Brumadinho, em abrigo que recebe animais vítimas do rompimento de barragem.

23/08/2019 - 19:42

A Fazenda Abrigo de Fauna, localizada em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), receberá parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (28/8/19), a partir das 9 horas. A visita tem o objetivo de verificar o atendimento prestado aos animais que foram lá abrigados após o rompimento de barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, em janeiro deste ano, no município.

Além das mais de 200 mortes de empregados da mineradora Vale e de moradores da região, animais domésticos e silvestres também foram vítimas do desastre. Segundo o presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), os mais de 500 animais que se encontram no local precisam ter suas especificidades respeitadas, “para alguns deles, por exemplo, é necessário haver área de soltura”.

Noraldino Júnior afirma que pretende avaliar não só os aspectos estruturais da Fazenda Abrigo de Fauna, mas também as condições de higiene e alimentação. Para o deputado, será essencial ainda conhecer de perto o trabalho dos profissionais que acompanham a saúde e o desenvolvimento dos animais.

Segundo informações do gabinete parlamentar, hoje são mantidos no local 523 animais, sendo 181 cães, 30 gatos, 149 bovinos, 30 equinos, cinco suínos, 119 aves e nove animais silvestres. Apenas parte dos tutores desses animais já foram identificados.

A Vale fará eventos de adoção para tentar obter um lar para aqueles que não forem entregues aos seus tutores. Já os animais silvestres serão reabilitados e, posteriormente, devolvidos à natureza.

Debate e audiência - Na terça-feira (27/8/19), deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participam do debate "Os avanços da proteção animal e os próximos desafios", que será realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, às 9 horas.

Ainda na terça, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa, a partir das 14h30, a comissão promoverá audiência pública para debater o mesmo tema. Além de Noraldino Júnior, assina o requerimento da reunião o deputado Osvaldo Lopes (PSD).

Foram convidados a participar da audiência promotora de Justiça e Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna (Cedef) Imaculada de Paula e Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Camila Martins Pires, dentre outros.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte as pautas da visita do dia 27/8da audiência do dia 27/8, e da visita do dia 28/8.