O grupo é formado por músicos de Belo Horizonte

Música de câmara e ária de ópera estão no Segunda Musical

Grupo i Molinari camerata musici apresenta o concerto Árias & Canções, com repertório de compositores clássicos.

22/08/2019 - 12:36

O grupo i Molinari camerata musici se apresenta no projeto Segunda Musical na próxima semana. O concerto "Árias & Canções" tem um repertório exclusivamente erudito e coloca em evidência a música de câmara e árias de óperas. A atração é na segunda-feira (26/8/19), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No espetáculo, os músicos João di Souza (tenor), Néstor Gurry (tenor), Helen Isolani (soprano) e Robério Molinari (pianista) interpretam compositores brasileiros e italianos como Lorenzo Fernandez, Villa-Lobos, Babi de Oliveira, Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini, entre outros.

Sobre o grupo – O i Molinari camerata musici, formado em 2011, em Belo Horizonte, tem dois álbuns em sua discografia e já realizou uma turnê em Cuba, com apoio do governo brasileiro e cubano. A proposta artística é trazer, em um mesmo concerto, uma composição eclética entre instrumentos e vozes de diferentes sonoridades.

O grupo é pioneiro no Brasil na música crossover, que traz combinação de ritmos, estilos e gêneros diferentes. As peças executadas transitam entre a música erudita e a popular.

Integrantes têm reconhecimento internacional

O pianista e maestro Robério Molinari é professor na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e na Universidade Federal de Minas Geais (UFMG). O artista se apresentou com as Orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais, além de ter recebido prêmios em concursos de piano. É também o responsável pela direção musical e pelos arranjos do repertório do grupo.

A soprano Helen Isolani possui formação lírica e artística e é professora de canto. Atuou em musicais e concursos de canto lírico. Foi integrante de grupos dramático-musicais e, atualmente, além da atuação no canto crossover, desenvolve pesquisas e realiza apresentações na área da cultura musical celta.

O tenor João Di Souza é músico com formação erudita e popular, de carreira reconhecida nacional e internacionalmente. Já trabalhou com artistas da música brasileira, entre eles Chico Lobo, Pena Branca, Zeca Baleiro, Vander Lee, Moska, Rubinho do Vale, Grupo de Projeção Folclórica Sarandeiros e Meninas de Sinhá.

Natural de Cuba, o tenor Néstor Gurry é formado em Canto Lírico. Foi professor de canto e técnica vocal na Uemg e no Palácio das Artes. Integrou vários grupos vocais e se apresentou em festivais e concursos internacionais, em países como Espanha, Alemanha, França, Dinamarca, Suécia e Bulgária.

Abaixo, vídeo da apresentação do grupo no Zás de 2013:

https://www.youtube.com/watch?v=JYoYmEFJmlY

Assembleia Cultural - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro da ALMG. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.