Credencial será necessária para entrar na Sala de Imprensa Wander Moreira, no térreo do Palácio - Arquivo ALMG

Deliberação traz regras de acesso da imprensa na ALMG

Jornalistas que cobrem as atividades da Casa devem ser credenciados para entrar nas salas de imprensa e nos plenarinhos.

09/08/2019 - 16:30

Foi publicada, na edição desta sexta-feira (9/8/19) do Diário Administrativo, a Deliberação da Mesa 2.709, de 2019, que dispõe sobre o credenciamento dos profissionais de imprensa. A norma estabelece que a cobertura jornalística das atividades da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fica condicionada ao credenciamento de imprensa, realizado pela Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação (GID).

A deliberação institui dois tipos de credenciamento: o permanente, concedido a grandes veículos de Belo Horizonte, e o provisório, destinado às demais mídias e válido por apenas um dia. Ambos são necessários para os jornalistas acessarem as salas de imprensa Wander Moreira e Dídimo Paiva, a galeria do Plenário reservada à imprensa e o interior dos plenarinhos para registro de imagens, quando for o caso.

A Sala de Imprensa Wander Moreira, localizada no andar térreo do Palácio da Inconfidência (PI), fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e, excepcionalmente, à noite, em caso de Reunião Extraordinária de Plenário.

Por sua vez, a Sala de Imprensa Dídimo Paiva está localizada na antessala do Plenário, no andar SE do Palácio da Inconfidência, e pode ser utilizada durante as reuniões de Plenário, com abertura meia hora antes do início.

Ainda de acordo com a norma, os profissionais credenciados devem portar o crachá do veículo para o qual trabalham ou identidade que comprove o exercício da atividade jornalística.

Eventos especiais – Nesses casos, a GID poderá fazer credenciamento específico, não sendo válidas as credenciais permanentes, nem provisórias.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Assessoria de Imprensa pelos telefones 2108-7715 e 7481 e também pelo e-mail assessoria.imprensa@almg.gov.br.