A artista plástica retrata poses e movimentos do corpo humano
Esculturas de artistas da MPB estão expostas na mostra

Esculturas abrem segunda temporada da Galeria da ALMG

Artistas plásticos retraram figura humana em trabalhos expostos até 23/8; na terça (6), mostra terá ainda show musical.

01/08/2019 - 18:50

Desta segunda-feira (5/8/19) até o dia 23 deste mês, a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) expõe as mostras "Arte em papel", de Valéria Souza, e "Solo – Álbum das glórias musicais", de Genin Guerra. Os trabalhos, que abrem a segunda temporada do espaço neste ano, ficam em exposição de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

A mostra de Valéria Souza origina-se de uma pesquisa em torno das possibilidades do uso do papel artesanal. Ela une técnicas como o machê (massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso) e a papietagem (uso do papel recortado e cola).

A artista busca retratar em suas esculturas poses e movimentos de sua principal inspiração, o corpo humano. Todas as peças foram produzidas com papeis de variadas fibras, como o sisal, a bananeira, a flor de bougainville, dentre outras.

Currículo – Valéria Souza nasceu em João Monlevade (Regial Central). Graduou-se e especializou-se em Escultura pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). É também pós-graduada em Arte-Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (Cepemg).

Músicos brasileiros e internacionais são retratados em argila

O artista plástico Genin Guerra traz para a Galeria uma exposição de caricaturas e esculturas que se inspiram em figuras da MPB. Na mostra "Solo – Álbum das glórias musicais", nomes como Raul Seixas, Milton Nascimento e Rita Lee estão representados com a técnica cerâmica em alto-relevo, resultado de dez anos de trabalho do escultor.

Também estarão expostos bustos de ícones da música internacional como Amy Winehouse, Elvis Presley, Ray Charles e Steve Wonder, que fazem parte de uma nova série denominada "Cabeças".

Referências – O título “Solo” é uma alusão à terra e à raiz, remetendo ao material usado nas obras, que é a argila. Também refere-se à ideia de unicidade. A mostra também é uma referência ao desenhista português Rafael Bordalo e o seu conjunto de caricaturas de 1880, o "Álbum das Glórias".

Outra inspiração é o trabalho de Honoré Daumier, caricaturista francês do século XIX. Desenhista, caricaturista, escultor e charginista, Luiz Eugênio Quintão Guerra, o Genin Guerra, é natural de Itabira (Região Central). Graduou-se em Engenharia pela PUC Minas e frequentou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Trabalhou em jornais como o Diário do Comércio, o Estado de Minas, o Hoje em Dia e O Pasquim, além da revista Bundas. Suas obras homenageiam personalidades, políticos, santos e artistas nacionais e internacionais.

Show marca as exposições

A cantora e percussionista Danuza Menezes, ao lado de seus alunos do grupo musical Pandeiro Mineiro, apresentam um show nesta terça-feira (6), às 19 horas, no Teatro da ALMG.

O espetáculo terá um repertório com composições dos músicos retratados pelo caricaturista Genin Guerra. Após a apresentação, que é gratuita, haverá uma visita às mostras, com a presença dos artistas.