Funcionários depõem na CPI sobre vazamento em barragem
Serão ouvidas cinco pessoas que trabalham na Vale e atuaram em operação para conter saída de lama da estrutura.
16/07/2019 - 19:40Cinco funcionários da mineradora Vale serão ouvidos, como testemunhas, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os depoimentos serão colhidos nesta quinta-feira (18/7/19), a partir das 9h30, no Plenarinho IV.
A finalidade da reunião é esclarecer dúvidas sobre as causas do rompimento da Barragem B1 da Mina do Córrego do Feijão, ocorrida em 25 de janeiro, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A tragédia matou 248 pessoas e outras 22 continuam desaparecidas.
Os convidados foram citados pelo também funcionário da Vale Fernando Henrique Barbosa Coelho, durante seu depoimento no dia 8 deste mês, quando relatou um vazamento na barragem sete meses antes do rompimento. De acordo com Fernando Henrique, os colegas que serão ouvidos também trabalharam para conter o vazamento e podem dar mais detalhes sobre os problemas detectados na estrutura.
Estão sendo aguardados para a reunião de quinta feira Marco Aurélio Amorim, Renato Pinto de Figueiredo, Vagner Zacarias, Rodrigo da Silva Moreira e Sidmar Moreira.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.