Requerimentos foram aprovados nesta terça-feira (9)

Queijo artesanal e produção rural serão tema de reuniões

Plano ABC e impactos de acordo entre Mercosul e União Européia também motivarão debates.

09/07/2019 - 20:05

Seis requerimentos para a realização de audiências públicas foram aprovados em reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta terça-feira (9/7/19).

O deputado Coronel Henrique (PSL) é autor de dois deles. O primeiro trata de debate sobre o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), incluindo na discussão financiamentos destinados aos produtores rurais do Estado para projetos de investimento em práticas agrícolas sustentáveis.

Já o segundo pedido é de audiência sobre o processo de regulamentação e aplicação da Lei dos Queijos Artesanais do Estado e da Lei de Habilitação Sanitária de Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte.

Outro deputado que foi autor de duas solicitações foi Doutor Jean Freire (PT) sendo que a primeira é para debater o Projeto de Lei 2.725/15, que institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar (Peater) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (Proater) e dá outras providências.

Já a segunda proposição deste deputado é para debater as atividades de mineradora no Serro, a qual ameaça a agricultura familiar e a produção de queijo.

Queijo – Outra audiência relacionada ao queijo mineiro foi aprovada, de autoria do deputado Bosco (Avante). Reunião em Araxá (Alto Paranaíba), para discutir a importância do queijo artesanal e do concurso intermunicipal, que será realizado de 8 a 11 de agosto de 2019, nesse município.

Já o deputado Betinho Pinto Coelho (SD) pediu reunião conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Econômico para debater os impactos do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia na agropecuária e economia mineira.

Debate – Além das audiências, o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) requereu a realização de segunda edição do debate público sobre os produtos especiais dos campos de Minas.

Consulte o resultado da reunião.