Das 58 medalhas conquistadas por queijos brasileiros no concurso, 50 foram para Minas - Arquivo ALMG

Sou Minas Demais homenageia produtores de queijos vencedores

Iniciativa valoriza 50 mineiros por premiação conquistada na França. Campanha publicitária circula desde sexta (5).

08/07/2019 - 15:51

Os 50 produtores mineiros de queijo premiados na 4ª edição do concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial do Queijo e Produtos Lácteos) são os homenageados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em anúncios do movimento Sou Minas Demais. As peças começaram a circular na última sexta-feira (5/7/19), em jornais e rádios de Belo Horizonte. A Casa também celebrou a conquista com Reunião Especial realizada na quinta-feira (4), no Plenário.

A competição, realizada na cidade de Tours, na França, a cada dois anos, ocorreu entre 2 e 4 de junho. O concurso contou com a participação de mais de 900 inscritos de 15 países. Das 58 medalhas conquistadas por queijos brasileiros, 50 foram para Minas.

Três queijos do Estado conquistaram as medalhas super-ouro, concedidas apenas aos produtos já premiados com ouro em edições anteriores. São eles o queijo curado Santuário do Mergulhão, o Vale da Gurita e o Queijo do Ivair. Entre os 50 premiados do Estado, 24 são da Serra da Canastra.

Sou Minas Demais – Os anúncios integram o Movimento Sou Minas Demais. Organizada pela ALMG, a iniciativa é suprapartidária, de mobilização interinstitucional e de diversos atores sociais para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado. O objetivo é valorizar os diversos potenciais e riquezas do Estado como alternativa para a superação da crise.

“É com muita alegria que homenageamos os queijeiros, reconhecendo que produzem uma importante riqueza para Minas Gerais. No início de 2019, uma tonelada de minério era comercializada a R$ 200,00 no mercado externo, ou seja, a R$ 0,20 o quilo. E o queijo mineiro, hoje, alcança preços significativos, assim como nosso café, que também está valorizado. Isso gera desenvolvimento e distribui riqueza pelo Estado", declara o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus.